Bem-estar e Saúde
Como cuidar da beleza e da saúde ao mesmo tempo
Tudo que você precisa saber sobre como a saúde interfere na beleza e como os nutracêuticos podem potencializar os resultados dos procedimentos estéticos
Angel Fugisse
Atualizado há 1 ano • 4 min de leitura
A maioria das pessoas vivem aceleradas e sem tempo para cuidar da própria saúde, optando por alimentações rápidas e práticas, mas pobres em nutrientes.
Para manter o corpo com um bom funcionamento, é necessário que se tenha uma alimentação saudável, diversificada e rica em nutrientes. Entretanto, esses hábitos alimentares ruins causam deficiência de nutrientes, gerando mudanças físicas e metabólicas no organismo.
Desordens causadas por déficit de nutrientes
O déficit nutricional é uma das principais causas de desordens estéticas, tais como:
- Obesidade que está relacionada ao aumento do consumo de alimentos industrializados;
- Rugas que aparecem de forma precoce, principalmente quando se tem um alto consumo de carboidratos, comidas ricas em gorduras saturadas e açúcar. Pessoas que consomem soja e vegetais amarelos têm menos chances de desenvolverem rugas faciais precoces;
- Celulite que está ligada aos hábitos alimentares e estilo de vida. O segredo para evitar o aparecimento de celulites está em beber água, diminuir a ingestão de sódio, evitar fast-foods e praticar exercícios físicos;
- Estrias são causadas principalmente pela variação de peso frequente, e podem ser evitadas através de uma alimentação equilibrada;
- Acne pode ser provocada pelo consumo excessivo e frequente de alimentos de alto índice glicêmico. A ingestão das vitaminas A e D ajudam no controle das acnes.
Os procedimentos estéticos surgem como grandes aliados no tratamento dessas desordens estéticas, mas mesmo com os melhores produtos e tratamentos é necessário que a mudança se inicie de dentro para fora. Ou seja, através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais como frutas, verduras e legumes.
Alimentação saudável + nutracêuticos
A alimentação saudável ajuda na amenização e reestruturação das desordens estéticas, principalmente quando inclui alimentos ricos em antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento.
Contudo, uma alimentação saudável não é suficiente para suprir a quantidade de vitaminas e minerais ideais para o bom funcionamento do organismo, pois o corpo pode não conseguir absorver todos os nutrientes em um nível adequado.
Nesses casos, faz-se necessário complementar a alimentação com os nutracêuticos: compostos bioativos ricos em nutrientes encontrados nos alimentos, porém de forma isolada e concentrada. Eles repõem os nutrientes que estão faltando e são benéficos para a saúde, além de prevenir doenças.
Os benefícios dos nutracêuticos
Os nutracêuticos ou nutricosméticos são compostos por vitaminas e sais minerais que podem ser ingeridos de maneira sólida ou líquida. Eles são encontrados em vários formatos como proteínas (barras e whey proteia), fibras solúveis ou insolúveis, vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos.
Os nutracêuticos também são chamados de alimentos funcionais por terem benefícios significativos à saúde:
- Afetam o organismo de forma que cause efeitos metabólicos e fisiológicos;
- Melhoram as condições físicas e mentais;
- Melhoram o mecanismo de defesa do organismo;
- Aumentam a qualidade da alimentação;
- Retardam o processo de envelhecimento, principalmente os antioxidantes que agem diretamente contra os radicais livres;
- Nutrem o organismo com a quantidade ideal para o bom funcionamento do corpo;
- Previnem doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, câncer, inflamação, osteoporose e diabetes tipo II;
Características dos nutracêuticos
Os nutracêuticos possuem algumas características, dentre elas:
- Eles são ricos em vitaminas e sais minerais que são essenciais para o corpo;
- São facilmente reconhecidos e absorvidos pelo organismo, por serem feitos com nutrientes já presentes nos alimentos;
- Tem uma maior concentração de nutrientes em relação aos obtidos nos alimentos;
- Podem ser com apenas um nutriente ou ser uma combinação deles, que potencializa os resultados;
- Podem ser encontrados como cápsulas, tabletes, comprimidos, bebidas, entre outros.
Entre tantas opções de nutracêuticos podemos citar algumas opções que levam muitos benefícios tanto para a saúde como para a beleza estética:
- Colágeno que conta com vários benefícios e entre eles estão o combate contra o envelhecimento precoce, fortalece e melhora as unhas e os cabelos, aumenta a elasticidade da pele, entre outros. O Colágeno com Ácido Hialurônico e Verisol® é um suplemento alimentar que promove a reposição de colágeno, sendo a escolha ideal para quem quer uma pele revitalizada e rejuvenescida.
- Pré-treino e Termogênicos que aumentam a disposição e energia, aliviam a fadiga dos músculos e auxiliam no emagrecimento.
- Magnésio que auxilia no combate ao envelhecimento, melhora o pensamento cognitivo e outros. O Magnesium Complex B Suplemento Alimentar em Cápsulas, é ideal para potencializar a rotina de cuidados com o corpo. Sua fórmula combina Magnésio Dimalato, Complexo B, Picolinato de Cromo e Psyllium, ativos essenciais que promovem a saúde do organismo, mente, pele e cabelos.
A Tulípia conta com uma linha de Nutracêuticos que potencializa os resultados dos procedimentos estéticos e que auxilia na melhora da saúde. Em resumo, não há resultados em cuidar da beleza, negligenciando a saúde, pois elas caminham juntas. Quer 4 dicas-chave para que você tenha resultados incríveis após procedimentos estéticos?
- Tenha uma alimentação saudável;
- Pratique exercícios físicos;
- Consulte um profissional para saber quais nutrientes estão em déficit;
- Adicione nutracêuticos à sua rotina de skincare para repor o que está em falta.
Comece a mudar seu estilo de vida com esses hábitos e sua saúde não será mais a mesma, e os resultados dos tratamentos estéticos serão potencializados.
Referências
OLIVEIRA, Olicélia. A influência da alimentação no envelhecimento e nas desordens estéticas: uma revisão narrativa. Disponível em: http://www.sistemasfacenern.com.br
COZZOLINO, Silvia. Nutracêuticos: o que significa? Disponível em: https://www.researchgate.net
FIGUEIREDO, Helena; CARVALHO, Viviel. Alimentos funcionais: Compostos bioativos e seus efeitos benéficos à saúde. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/
Compartilhe essa matéria
Matérias Relacionadas
Produtos Relacionados
Comentários
Seja o primeiro a comentar nosso blog.