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As tendências para o mercado da estética em 2025

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As tendências para o mercado da estética em 2025

As tendências para o mercado da estética e beleza estão vindo com tudo! Confira os detalhes de todas as tendências que irão moldar o mercado nos próximos anos.

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Ingridy Sousa

Atualizado há 5 dias • 7 min de leitura

Acompanhar as tendências do mercado da beleza é uma tarefa indispensável para entendermos quais caminhos, não só o mercado, mas o mundo como um todo, vão percorrer durante os próximos anos.

A atenção voltada ao comportamento do consumidor aliada às mudanças tecnológicas nas mais diversas áreas têm impacto direto na relação marca-cliente.

E, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel, agência especializada em inteligência de mercado, para 2025 e os anos seguintes, três tendências vão dominar o mercado da beleza e cuidados pessoais: propriedade e individualidade priorizando a eficácia funcional; a fusão do clima com a beleza adaptativa - localismo e minimalismo - e, por último, a volta do básico com conforto, nostalgia e vida lenta.

Vamos entender neste artigo o que isso significa, então, não perca esta leitura!

Conhecimento é poder

Os consumidores estarão assumindo o controle de suas rotinas em 2025 hackeando práticas tradicionais, abraçando inovações biotecnológicas e aproveitando a Inteligência Artificial para soluções personalizadas de beleza orientada para resultados, enfatizando a individualidade e saúde da pele a longo prazo.

O cenário da beleza será cada vez mais impulsionado por pessoas informadas e consumidores capacitados, priorizando a eficácia funcional e o conhecimento dos ingredientes. Em 2025, eles combinarão seu conhecimento com a criatividade para capacitarem a si mesmos a novos níveis.

Esta tendência, encapsulada pelo mantra de “Meu conhecimento é poder”, reflete uma mudança em direção a soluções inteligentes e práticas personalizadas de beleza que alavancam o conhecimento pessoal e avanços tecnológicos.

As pessoas tornarão a rotina de beleza mais simples e inteligente, reaproveitando produtos e maximizando sua eficácia com o mínimo esforço.

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para aprofundar o conhecimento, principalmente com o surgimento de influenciadores que desmistificam o desenvolvimento dos produtos e trazem diversas informações acerca dos ingredientes, oferecendo insights sobre a indústria que são fáceis de entender.

Isso aumentou o acesso ao conhecimento e capacitou os consumidores a fazerem escolhas mais informadas. A normalização e maior acessibilidade aos tratamentos profissionais estão levando a um aumento na popularidade de tratamentos, como lasers e Botox, entre as gerações mais jovens que procuram otimizar a sua aparência.

Ainda de acordo com a Mintel, 95% dos consumidores brasileiros consideram importante ter o controle de suas vidas, dado que aponta um comportamento que será cada vez mais autônomo e centrado em experiências personalizadas.


Beleza, tecnologia e autonomia

Como a tendência de abraçar a individualidade e criatividade, com ênfase na priorização da eficácia funcional, continua a evoluir, as inovações em beleza se fundirão cada vez mais com a tecnologia, proporcionando aos consumidores insights em tempo real sobre as necessidades da pele.

É esperado um aumento de dispositivos que ofereçam análise no local e resultados, capacitando os usuários a tomarem decisões informadas instantaneamente.

A convergência da beleza com a nutrição se aprofundará à medida que os consumidores entenderem melhor a conexão intestino-mente-pele e o impacto da dieta em sua aparência. Marcas de beleza começarão a comercializar produtos focados na saúde, abordando preocupações de pais e instituições em relação às obsessões de beleza das gerações mais jovens.

No entanto, à medida que a fadiga do bem-estar se instala, os consumidores se cansarão de rotinas complexas com várias etapas e a pressão para seguir diretrizes rígidas, potencialmente levando a estresse e condições como dermorexia (reflete comportamentos obsessivos nos cuidados com a pele, tudo alimentado por uma fixação em manter a aparência jovem).


Nova era de influencers com IA

Os influenciadores criados pela IA dominarão as redes sociais em 5 anos!

À medida que os consumidores da geração Alfa alcançarem a idade adulta, seu conforto com IA e experiências virtuais transformarão a indústria da beleza. Os óculos de realidade aumentada se tornarão parte integrante da rotina, oferecendo orientação em tempo real para aplicação de maquiagem, lembrando os usuários de reaplicar protetor solar e até sugerindo ajustes nos cuidados com a pele com base em fatores ambientais.

Influenciadores virtuais alimentados por IA generativa dominarão as mídias sociais, ressoando com o público mais jovem que é menos cético em relação à tecnologia. Esses influenciadores formarão comunidades online unidas, oferecendo conselhos adaptados às necessidades individuais, em vez de uma abordagem única para todos.


A sustentabilidade não é mais opcional

Com o efeito das mudanças climáticas se tornando ainda mais evidentes, marcas serão levadas a considerar as implicações ecoéticas, uma vez que os consumidores estarão exigindo uma conexão perfeita entre práticas éticas e soluções de beleza de alto desempenho.

A sustentabilidade na beleza não é mais opcional; é uma expectativa básica! Os consumidores estão exigindo produtos que não apenas cumpram um desempenho, mas também priorizam a responsabilidade ambiental.

Marcas estão adotando a química verde e utilizando produtos de origem botânica sustentável, garantindo que a eficácia não seja sacrificada pela sustentabilidade. 

À medida que os efeitos das alterações climáticas se tornam mais evidentes, há uma crescente pressão para criar soluções que abordem essas novas realidades.

No entanto, a sensibilização dos consumidores para estas inovações permanece limitada, sinalizando uma oportunidade para as empresas educarem melhor seus públicos.

As embalagens reutilizáveis ​​estão ganhando força como forma de reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que incentiva compras repetidas. Em regiões como China e Japão, onde a sustentabilidade está começando a ter um impacto significativo, empresas estão respondendo com produtos localizados e adaptáveis ​​ao clima e com formulações multifuncionais.


Desenvolvimento de produtos sustentáveis

Técnicas emergentes como a agricultura biológica e a agricultura avançada impulsionarão a reciclagem de ingredientes, transformando resíduos em recursos valiosos.

Marcas farão cada vez mais parcerias com empresas de alimentos e bebidas para desenvolver produtos com desperdício zero, usando ingredientes de origem alinhados com a economia circular.

Em resposta aos efeitos intensificados das alterações climáticas, as marcas irão inovar para enfrentar desafios ambientais específicos.

Além disso, elas vão integrar a sustentabilidade em sua identidade central, garantindo que esses esforços repercutam nos consumidores, sendo uma forma de se destacar no mercado competitivo.


Novas técnicas: o novo olhar para a agricultura na produção de novos ingredientes


A indústria da beleza caminha para iniciativas inovadoras de sustentabilidade que harmonizam com os sistemas naturais da Terra. As marcas explorarão soluções enraizadas no solo, alavancando a agricultura regenerativa e práticas de pesca sustentáveis. Por exemplo, ingredientes inovadores como glicoproteínas derivadas das lagostas se tornarão mais comuns, oferecendo benefícios de alto desempenho enquanto apoia a conservação marinha.

Com a fermentação de precisão e a agricultura vertical se tornando populares, as marcas de beleza adotarão essas tecnologias para produzir ingredientes biossintéticos com mínimo impacto ambiental. Esta mudança em direção à inovação biossintética redefinirá o fornecimento de ingredientes, enfatizando a sustentabilidade sem comprometer a eficácia.

Os futuros produtos de beleza serão concebidos para adaptar-se ao ambiente e mudanças fisiológicas  em tempo real. Imagine cuidados com a pele que ajustam-se a diferentes condições climáticas ou desodorantes que liberam moléculas neutralizadoras de odores com base na temperatura corporal. Esses produtos adaptados ao clima oferecerão experiências personalizadas, combinando tecnologia com a natureza.


De volta à simplicidade

Enfatizando a prevenção ao invés do reparo e abraçando a simplicidade, os consumidores iniciarão suas ‘rotinas’ mais cedo na vida, integrando experiências nostálgicas e sensoriais ricas em busca de cuidados personalizados com a pele.

Esta tendência combina princípios de “vida lenta” com soluções eficazes e cuidados com a pele personalizados, com foco no bem-estar holístico e no bem-estar emocional.

Como contrapeso à acelerada indústria da beleza, os consumidores serão cada vez mais atraídos por uma abordagem mais consciente e de longo prazo para cuidados com a pele e beleza, com foco na prevenção ao invés de reparação.

Esta mudança é impulsionada por uma crescente consciência das causas do envelhecimento da pele, como exposição aos raios UV e agressores ambientais, além de uma compreensão mais profunda da importância de começar rotinas eficazes precocemente.

À medida que o conceito de longevidade ganha força, as percepções em torno do anti-envelhecimento estão evoluindo. Em vez de procurar soluções rápidas, os consumidores procuram produtos que ofereçam resultados graduais e duradouros.

Essa tendência se reflete na crescente popularidade da “vida lenta” e movimentos de ‘envelhecimento lento’, onde os consumidores priorizam o conforto, nostalgia e simplicidade em suas rotinas de beleza.

Para atender a essa demanda, as marcas estão mudando em direção a produtos 'acéfalos' que são fáceis de entender, mas altamente eficazes, trazendo uma nova roupagem na qual os produtos não apenas atendem às necessidades imediatas, mas também contribuem para o bem-estar a longo prazo.

O que esperar do mercado da estética e beleza em 2025

Em 2025, a beleza enfatizará cada vez mais o conforto e o bem-estar emocional, muito parecido com o movimento de comida reconfortante. Ingredientes, texturas e produtos evocarão tempos mais simples, com foco no sensorial e experiências que acalmam e nutrem.

As marcas também precisarão se adaptar à tendência crescente de vida lenta, alinhando seus ciclos de inovação com práticas mais sustentáveis ​​e padrões de consumo conscientes. Isto significa criar produtos que não sejam apenas eficazes, mas também concebidos para o subconsumo, atendendo a consumidores preocupados com o orçamento e cada vez mais seletivos em relação às suas compras.


Beleza do 'Faça você mesmo'


No futuro, espere ver os consumidores abraçarem totalmente um retorno ao essencial, onde as rotinas de beleza focam na simplicidade, sustentabilidade e bem-estar natural. À medida que os consumidores voltam ao básico, a beleza DIY (sigla em inglês que significa Do It Yourself, e em português, Faça Você Mesmo) ganhará popularidade com produtos que capacitam indivíduos para realçar sua beleza natural em casa.

Com essa mudança, poderá ter um renascimento de ingredientes naturais, afastando produtos da classe médica para formulações que celebram a pureza e minimalismo.

A nova abordagem provavelmente atrairá aqueles buscando uma conexão mais profunda entre suas rotinas de beleza e saúde geral, embora possa inicialmente ser mais acessível aos ricos.

Os retiros de desconectar para reconectar se tornarão um refúgio de luxo onde os ricos poderão mergulhar na natureza e em interações sociais significativas longe das distrações da tecnologia.

Marcas de beleza inovarão combinando sabedoria tradicional com tecnologia de ponta, como a fusão dos antigos arroz preto e novas cepas de fermento através da fermentação avançada. Essas técnicas as ajudarão a se destacarem em um mercado que cada vez mais valoriza a longevidade aliada à funcionalidade em vez da mera estética, garantindo que rotinas de beleza sejam profundamente eficazes e emocionalmente ressonantes.


Referência

MINTEL. Global Beauty and Personal Care Trends. Disponível em https://insights.mintel.com/rs/193-JGD-439/images/Mintel_2025_Global_Beauty_and_Personal_Care_Trends.pdf?version=0&mkt_tok=MTkzLUpHRC00MzkAAAGXMYoKmuhb4ejXaaKz9QHsRsQaG9M6f4HOqmoTHxGBSs4B97aJhi60zdyK_1B5boxUV8z9v7hzHzE4tcb_9szvUwOlZdGQ8Qda4iaWGxQMsH8Z9Q. Acessado em 12 de dezembro.

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