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Psyllium

Plantago Ovata

O Psyllium é uma fibra natural encontrada na casca de sementes de uma planta chamada Plantago Ovata. Essa fibra tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com outros líquidos, pois apresenta alta absorção de água.

A capacidade de absorção de água do Psyllium faz com que se torne uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilie na regulação intestinal, no emagrecimento e na prevenção e combate de algumas doenças que veremos a seguir. Sendo assim, o Psyllium serve para regular o funcionamento intestinal e consequentemente gerar inúmeros benefícios. Inicialmente, ele é digerido pelo estômago, seguindo para o intestino, onde absorve o excesso de água, amolecendo as fezes e estimulando o funcionamento normal. Sabendo que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, mantê-lo saudável é fundamental para combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças. Por ter ação direta no funcionamento intestinal, auxilia nos tratamentos de constipação, diarreia, colite e doença de Crohn. Ele auxilia em processos de emagrecimento, na manutenção dos níveis de colesterol e açúcar e ainda na saúde do coração. O Psyllium também é conhecido como um “laxante natural”.

Conheça os benefícios: Psyllium

Auxilia na perda de peso

Em contato com a água, o Psyllium absorve o líquido e aumenta 20 vezes de volume, dando a sensação de saciedade e diminuindo a absorção do carboidrato ingerido, além disso o Psyllium não consegue ser absorvido pelo sistema digestivo. Para quem não consegue controlar a ingestão de alimentos devido a um maior apetite, essa sensação de estômago “cheio” ajuda a reduzir o consumo de alimento na refeição e com o tempo pode estabelecer uma relação saudável com a comida. Importante ressaltar, o Psyllium ajuda a reduzir a absorção da gordura dos alimentos e não elimina diretamente a gordura corporal.O fato de comer menos, com o tempo fará com que esta fibra natural auxilie a favorecer o emagrecimento. O Psyllium não consegue ser digerido isso faz com que tenha uma sensação maior de saciedade e deixa a pessoa sem fome por um período maior de tempo, fazendo com que a pessoa coma menos

Regula o Intestino e o colesterol

O Psyllium melhora os níveis lipídicos reduzindo o colesterol ruim, o LDL, de acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista Nutrition Noteworthy da Universidade da Califórnia. Ele promove uma “faxina” no intestino e isso faz com o organismo absorva melhor os nutrientes e elimine impurezas, entre elas o colesterol ruim LDL. Outro estudo de 2012 publicado pela revista científica Molecular Nutrition and Food Research mostra que o consumo de fibra solúvel pode ajudar a gerenciar o colesterol.

Controla a glicemia e a pressão arterial

As fibras do Psyllium fazem com que a velocidade da absorção dos carboidratos seja menor e ainda faz com que não se transformem em moléculas de açúcar. Estas fibras ajudam a manter um equilíbrio glicêmico principalmente após as refeições. Este equilíbrio é fundamental para pessoas com um quadro de diabetes. Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension também afirma que o Psyllium por promover uma “limpeza” no intestino e favorecer a boa saúde do órgão, auxilia na regulação da pressão sanguínea. O estudo constatou que os indivíduos que consumiram regularmente esta fibra, tiveram redução nos níveis de pressão arterial.

Referências

ZANDONADI, Renata Puppin. Psyllium como substituto do glúten. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19297/1/2006_RenataPuppinZandonadi.pdf

PAULINO, Tailane. Psyllium: o que é e para que serve. Disponível em: https://www.remedio-caseiro.com/psyllium/

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