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Planeje o ano de 2025 com estas estratégias de marketing para clínicas de estética
Sabe aquelas datas que você não pode perder do calendário? Pois é! Planeje todo o ano de 2025 com estratégia para vender mais e atrair clientes!
Ingridy Sousa
Atualizado há 1 dia • 8 min de leitura
2025 chegou com tudo e, com ele, chega o momento perfeito para se antecipar e preparar as melhores estratégias de marketing para sua clínica de estética. É necessário criar um plano de marketing bem estruturado, estabelecer metas claras e pensar em campanhas criativas alinhadas com as datas especiais que virão ao longo do ano.
Ao se planejar com antecedência, você vai garantir que sua marca esteja pronta para atrair e fidelizar clientes durante o ano todo!
Continue a leitura para conhecer todas as ideias de campanhas de marketing para estética que trouxemos para você!
Janeiro
Janeiro é o mês de férias e o movimento de clientes tende a reduzir. Mas isso não significa falta de trabalho!
Use esse momento para planejar o seu negócio para o ano com ações e campanhas que vão atrair e fidelizar seus clientes.
Faça um plano de marketing
Ter um plano de marketing claro vai direcionar as suas estratégias e ajudar você a tomar decisões alinhadas com os objetivos da sua empresa. Você pode criar um plano de marketing estratégico, que vai ditar os objetivos de longo prazo, assim como pode criar planos para campanhas específicas, como Dia da Mulher, por exemplo. O importante aqui é estruturar as etapas que seu negócio precisa passar para atingir os objetivos principais.
Etapas essenciais de um plano de marketing:
- Diagnóstico da empresa
- Análise do ambiente de negócios
- Análise de concorrência
- Definição de público
- Definição de posicionamento
- Definição de objetivos
- Definição de KPI’s
- Definição de estratégias
- Recursos e orçamento
- Cronograma
- Não deixe as redes sociais de lado!
Fique ativa nas redes sociais
Que tal apostar em conteúdos que detalham alguns procedimentos em alta para atrair clientes?
Você pode transformar dúvidas em conteúdo para agregar valor aos seus serviços, reforçando sua imagem de autoridade para gerar confiança no público.
Fazer promoções relâmpago também pode ser uma boa opção para estimular o gatilho de urgência e aumentar o movimento de clientes em sua clínica neste período.
Março
4 de março: Carnaval
Carnaval é o feriado mais esperado do ano e, por essa razão, a dica é: antecipe-se!
Muita gente viaja em feriados prolongados, então, para que você não perca dinheiro nesses dias em que estará fechada ou com pouco movimento, antecipe-se criando campanhas temáticas que estimulem o cuidado com a pele e corpo antes do feriado.
Apostar em parcerias com influenciadoras também é uma ótima forma para trazer engajamento e visibilidade nas campanhas desta época, e claro, estimular a venda.
8 de março: Dia Internacional da Mulher
Esse é o dia que toda esteticista não pode deixar passar batido. O Dia Internacional da Mulher é o momento perfeito para realçar toda a potência e autoestima das mulheres e, por esse motivo, a sua campanha deve ser caprichada!
A dica aqui é, principalmente, ter foco no autocuidado como uma forma de incentivar a expressão da beleza que vem de dentro.
Você pode fazer uma campanha para todo o mês ou em semanas específicas próximas à data. Por se tratar de um mês que já inicia com o Carnaval, pode ser uma boa estratégia criar uma campanha de maior duração e aproveitar a pós folia.
Algumas ideias para essa data que você pode desenvolver:
- Pacote de tratamentos personalizados para cada tipo de pele e necessidade com um desconto exclusivo;
- Combo promocional de tratamentos rápidos, como limpeza de pele e design de sobrancelhas, por exemplo;
- Promoção de "bônus de beleza", na qual a cliente que fizer um tratamento estético ganhe uma consulta gratuita com alguma especialista, seja em estética, nutricionista, entre outras;
- Pacotes de tratamentos anti-idade e rejuvenescimento para todas as idades;
- Não esqueça das indicações! Incentive a indicação de novos clientes e ofereça benefícios para quem indicar como descontos ou algum serviço gratuito, como uma sessão de massagem relaxante.
Potencialize sua marca nas redes sociais
Aqui vão algumas dicas de ações para você engajar e trazer relevância para a sua marca durante o período:
- Compartilhe depoimentos de mulheres reais sobre sua experiência de autoestima e beleza, junto com um convite para visitar a sua clínica;
- Incentive suas clientes a indicarem outra mulher que as inspire, criando um movimento nas redes sociais com uma hashtag exclusiva. Ofereça um prêmio ou sorteio para uma cliente que seja indicada por outras mulheres como uma “mulher inspiradora”;
- Crie um conteúdo educativo e empoderador sobre como as mulheres podem cuidar de sua pele em diferentes fases da vida, incluindo depoimentos de clientes de várias idades.
15 de março: Dia do Consumidor
Seguindo a ideia do que mencionamos no tópico anterior, use março como o Mês da Mulher e crie promoções e pacotes especiais durante todo o mês.
Abril
20 de abril: Páscoa
Toda data pode ser uma oportunidade de venda e a Páscoa não é diferente. Nesta ocasião, você pode potencializar as vendas de kits de skincare ou vouchers para presentear, por exemplo, fazendo um trocadilho com o conceito da data: ao invés de chocolates, presenteie com um kit de cuidados especiais!
Monte kits diferentes com preços variados para atender todos os perfis do seu público.
Além de kits, outra opção é montar pacotes variados de tratamentos como uma forma de divulgar seus serviços e atrair o interesse dos clientes. É possível, por exemplo, estimular a compra de pacotes para presentear alguém e dar desconto no segundo pacote se o cliente comprar para ele mesmo. É o famoso "compre e ganhe”!
Maio
11 de maio: Dia das Mães
A mesma lógica se aplica ao Dia das Mães. Um dos momentos mais especiais do ano também pede campanhas especiais.
Uma estratégia que pode ser usada é a de incentivar o autocuidado para a mãe e a filha juntas, com pacotes personalizados para diferentes perfis.
Além disso, você pode criar pacotes exclusivos para as mães, incluindo tratamentos faciais anti-idade, tratamentos corporais, massagens, entre outros serviços.
Aqui você pode trabalhar a sua campanha durante todo o mês ou apenas em semanas específicas. Escolha o que faz mais sentido para a sua empresa.
Considere, também, parcerias com marcas de produtos de beleza ou com outros profissionais para agregar valor à campanha e criar experiências ainda mais especiais para as mães.
Explore as redes sociais
Algumas ideias para você aplicar:
- Crie uma campanha mostrando como a clínica pode ser o presente perfeito para as mães, com depoimentos de clientes que já experimentaram os serviços e se sentiram renovadas;
- Use influenciadoras ou depoimentos de mães que reforçam como o autocuidado a ajuda a ser a melhor versão de si mesmas;
- Faça uma série de posts com dicas de cuidados estéticos rápidos para mães com uma rotina agitada, destacando como elas podem se sentir renovadas em apenas uma hora;
- Organize lives ou posts educativos com especialistas, dando dicas práticas sobre cuidados de pele e saúde para mães;
- Produza conteúdos em vídeo com histórias emocionantes de mães que compartilham como a estética a ajudou a recuperar a confiança, com a ideia de que todas as mães merecem sentir-se bem e bonitas.
Junho
12 de junho: Dia dos namorados
Nesta data a gente só pensa em uma coisa: presentes! Este é mais um momento do ano para pensar em experiências criativas de atração e fidelização.
Aqui você pode construir pacotes para casais com direito a alguns brindes especiais.
Anote estas dicas!
- Promoções "Compra 1, Ganhe 1": ofereça promoções em que a compra de um tratamento para um dos membros do casal dá direito a um desconto para o outro.
- Personalização: permita que os casais personalizem seus pacotes, escolhendo os serviços que mais combinam com as necessidades de ambos, para tornar a experiência ainda mais exclusiva.
- Ofereça mimos: além dos tratamentos, inclua pequenos mimos para o casal, como uma cesta de chocolate gourmet ou um vinho, por exemplo.
Agosto
10 de agosto: Dia dos Pais
Quem disse que homens não precisam se cuidar, né?! O Dia dos Pais é o momento ideal para lembrá-los que o autocuidado é essencial para a qualidade de vida.
Procedimentos como botox, tratamentos capilares, depilação a laser e procedimentos de emagrecimento estão entre os principais serviços mais procurados desse público, então, o ideal aqui é combinar serviços variados voltados para esse perfil e disponibilizar opções de pacotes que atendam às principais necessidades e perfis.
Essa é uma ótima maneira de conquistar novos clientes que ainda não conhecem os benefícios que a estética pode trazer para a autoestima masculina.
Dicas essenciais
Presentes personalizados: Ofereça vouchers personalizados para tratamentos, permitindo que os filhos escolham os serviços para seus pais, com a possibilidade de presentear o voucher de forma sofisticada.
Campanha nas redes sociais: Incentive os filhos a compartilharem fotos ou mensagens sobre seus pais nas redes sociais, com a chance de ganhar um tratamento estético para o pai, promovendo o engajamento online.
Mimos e extras: Ofereça pequenos mimos para os pais, como produtos de cuidados com a pele ou um kit de beleza para homens, como forma de agregar valor às promoções e tornar a experiência ainda mais especial.
Setembro
5 de setembro: Dia do Cliente
Essa data é fervorosa para aumentar as vendas e não pode passar sem aquela promoção que todo mundo gosta de aproveitar!
Para esta data, você pode fazer a Semana do Dia do Cliente para atrair mais vendas por um tempo maior.
Então, a regra aqui é clara: prepare as melhores ofertas com pacotes promocionais de vários serviços! Algumas ideias que você pode aplicar:
- Sorteios surpresa na clínica que oferecem benefícios variados como descontos em procedimentos, ganho de algum kit de cuidados ou procedimentos mais simples como uma massagem, por exemplo;
- Pacotes promocionais com serviços específicos para rejuvenescimento, emagrecimento, perda de gordura, relaxamento, etc;
- Desconto progressivo de acordo com o valor do serviço: 10% de desconto para quem gastar até R$200, 15% para quem gastar de R$200 a R$500, e 20% para quem gastar acima de R$500;
- Indicação: ofereça pacotes com descontos para o cliente que indicar um amigo e fechar negócio.
Dicas para ter um campanha de sucesso
- Parcerias locais: se possível, faça parcerias com outros negócios locais (como nutricionistas ou academias) e ofereça cupons de descontos cruzados, criando uma experiência completa para o cliente.
- Presença digital: reforce a campanha nas redes sociais, incentivando os clientes a compartilharem suas experiências na clínica com uma hashtag especial para a data em troca de algum benefício.
- Clube de fidelidade: use esse momento como uma oportunidade para lançar ou promover um programa de fidelidade, oferecendo pontos extras ou benefícios exclusivos para clientes que retornam à clínica.
Novembro
28 de novembro: Black Friday
Um dos momentos mais esperados do ano precisa ser pensado com estratégia!
Por ser uma data bastante focada em descontos e promoções, uma boa ideia a ser aplicada aqui é trabalhar o gatilho da urgência, lançando promoções de pacotes e procedimentos a cada hora ou por um breve tempo determinado.
Outras ideias para explorar
- Crie uma oferta irresistível que prolongue os benefícios da Black Friday ao longo de vários meses. Ofereça um pacote de tratamentos contínuos com preços com desconto, como um plano de cuidados mensais com a clínica, podendo ser sessões mensais de limpeza de pele, drenagem linfática, queima de gordura e emagrecimento, rejuvenescimento, entre outros;
- Aposte em combos ou descontos especiais que só tenha na Black Friday e os clientes não terão outra oportunidade;
- Lance um conteúdo em vídeo na qual um especialista da clínica realiza uma consulta estética e "planeja" o ano de beleza para cada cliente. Divulgue que quem comprar pacotes de tratamentos durante a Black Friday ganha um “ano de beleza” – ou seja, consultas e ajustes extras a preço promocional ao longo do próximo ano.
Anote na agenda!
A Black Week da Tulípia de 2025 será dos dias 23 a 28 de novembro! Aproveite para adquirir os principais produtos que fazem toda a diferença nos seus protocolos!
Dezembro
25 de dezembro: Natal
Essa é uma data cheia de sentimento, por isso, trabalhar as campanhas com apelo emocional é o momento perfeito para fortalecer o relacionamento com clientes.
Invista em:
- Cartões de presente
- Combos de tratamentos especiais
- Kits de beleza para presentear
O que fazer nas redes sociais?
- Lance uma série de mini-vídeos inspiradores mostrando a transformação de clientes. Cada cliente compartilha como o tratamento impactou sua autoestima e confiança, criando uma sensação de "renascimento";
- Crie uma campanha em que os clientes compartilhem o que realmente gostariam de receber de presente no Natal, com foco na transformação estética;
- Lance uma campanha de marketing com vídeos curtos mostrando como a autoestima pode ser transformada com um simples gesto de cuidado, e que este Natal é sobre dar a confiança que a pessoa merece. A campanha pode ter depoimentos de pessoas que foram "presentes de Natal" para alguém, com foco no valor do autocuidado.
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