Universo da Estética
Microagulhamento: tudo que você precisa saber sobre esse procedimento
Um procedimento altamente procurado nas clínicas de estética por proporcionar resultados transformadores para a pele, cabelos e lábios. Entenda melhor.
Amanda Lôbo
Atualizado há 1 ano • 4 min de leitura
O microagulhamento é um procedimento estético que vem sendo muito utilizado por ser pouco invasivo e transformar o aspecto da pele, dos lábios e dos cabelos a curto e longo prazo.
O que é microagulhamento?
O microagulhamento, também conhecido como Indução Percutânea por Agulhas, é uma técnica que surge com o objetivo de induzir a produção de colágeno para tratar cicatrizes e rugas. O procedimento consiste em perfurar a pele com microagulhas, que variam entre 0,5 mm e 2,5 mm de comprimento, a fim de criar pequenas lesões na superfície da pele. Essas lesões ativam a regeneração da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina, substâncias que conferem elasticidade e firmeza à pele.
Como funciona o microagulhamento?
Para a técnica, pode ser utilizado pequenos rolos com microagulhas, como o Dermaroller, ou equipamentos automáticos, como a Dermapen, que perfuram a pele para estimular a produção de colágeno e a permeação de outros ativos como o Ácido Hialurônico.
Ao ser friccionado na pele, esses instrumentos provocam pequenas punturas (picadas), que aumentam a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentam a absorção de outras substâncias direto na pele. Essa é uma técnica que pode ser associada ao Drug Delivery, a qual tem a função de induzir vários ativos a fim de alcançar maiores resultados, como rejuvenescimento e clareamento da pele.
O melhor Derma roller do mercado
Aqui na Tulípia você encontra o Dermacos Derma roller. Diferente dos disponíveis no mercado, o nosso Derma roller é maior e possui maior quantidade de agulhas, por isso consegue atingir uma área maior da pele. Assim como esse e com a mesma eficiência, a Tulípia oferece diversos outros tipos de Derma roller com o comprimento ideal para o seu procedimento, basta clicar aqui e conhecer todos.
Benefícios do microagulhamento
O microagulhamento na pele é capaz de reduzir a aparência de poros dilatados, auxiliar no tratamento de manchas e melhorar a firmeza e a elasticidade da pele, tratando e prevenindo rugas, colaborando para a melhora da textura da pele e podendo, inclusive, ser utilizado no tratamento de cicatrizes.
No corpo, o microagulhamento é capaz de ajudar no tratamento de estrias, cicatrizes de acne e flacidez resultando em uma aparência mais suave e uniforme. Nos cabelos, essa técnica estimula o crescimento e fortalecimento dos fios. O microagulhamento nos lábios, recupera a textura macia e proporciona maior volumização.
Outra vantagem do microagulhamento é que ele é um procedimento não invasivo, o que significa que não há necessidade de cirurgia ou anestesia, e o tempo de recuperação é mínimo. Isso torna o procedimento seguro e acessível para a maioria das pessoas.
Cosméticos para microagulhamento
Procedimentos de microagulhamento pedem cosméticos desenvolvidos especialmente para isso. Isso porque são produtos que precisam ser livres de álcoois, fragrâncias, essências, óleos e silicones. Conheça os dermocosméticos da Tulípia desenvolvidos para microagulhamento:
Dermo Geneticist C+ Supreme Fórmula: uma combinação de ativos capazes de auxiliar no retardamento do envelhecimento, uniformizar o tom da pele e reduzir o aparecimento de novas manchas. É utilizada ainda no tratamento de hiperpigmentação, estrias e cicatrizes causadas pela acne.
Life C+ Nano Monodose Clareadora de Vitamina C: blend ultraconcentrado formulado com Vitamina C e Ácido Hialurônico nanoencapsulados, que estimula a regeneração da pele e promove intenso efeito hidratante, clareador e antioxidante na epiderme.
Trico Geneticist Nano Plasma Capilar: concentrado nanotecnológico de regeneração capilar com máxima potência no combate à queda e ao enfraquecimento dos fios.
Sweet Lips Fluido Ultraconcentrado Labial: possui 8 tipos de Ácido Hialurônico e fatores de crescimento capazes de se conectarem às diferentes camadas da pele, promovendo hidratação, volume e rejuvenescimento labial.
Cuidados e precauções
É extremamente importante realizar a proteção da pele com os produtos indicados logo após os procedimentos, além de evitar ao máximo a exposição solar. O pré e o pós-microagulhamento são momentos de cuidado tão importantes quanto o procedimento em si.
Outro cuidado importante é em tratamentos de microagulhamento para melasmas, em que é preciso tomar muito cuidado com a espessura e profundidade das agulhas para evitar atingir camadas mais profundas da pele, o que pode ativar os melanócitos e ocasionar uma piora significativa nas manchas.
Já no caso de procedimentos que combatem cicatrizes de acne, a recomendação é o contrário, ou seja, é necessário microagulhas com uma profundidade maior, para estimular de forma mais intensa a renovação celular.
É importante ressaltar que o microagulhamento deve ser realizado por um profissional qualificado e experiente, que utilizará equipamentos adequados e seguirá todas as medidas de higiene e segurança recomendadas. Também é necessário seguir os cuidados adequados após o procedimento. A associação do precedimento ao cuidado home care adequado é fundamental para obter os melhores resultados.
Referências
ALBANO, R.P.S; e outros. Microagulhamento - A terapia que induz a produção de colágeno - revisão de literatura. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/07/058_MICROAGULHAMENTO_A_TERAPIA_QUE_INDUZ_A_PRODU%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em mai.2022.
LIMA, Angélica Aparecida de; e outros. Os benefícios do microagulhamento no tratamento das disfunções estéticas. Disponível em: https://cassiacorrea.com.br/wp-content/uploads/2017/08/6-OS-BENEF%C3%8DCIOS-DO-MICROAGULHAMENTO-NO-TRATAMENTO-DAS-DISFUN%C3%87%C3%95ES-EST%C3%89TICAS.pdf. Acesso em mai.2022.
KALIL, Célia Petersen Vitello; e outros. Tratamento das cicatrizes de acne com a técnica de microagulhamento e drug delivery. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2655/265541072005.pdf. Acesso em mai.2022.
QUEIROZ, Sandy Karen Dias; e outros. Técnica de microagulhamento no tratamento de estrias: uma revisão da literatura. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/23032/18508. Acesso em mai.2022.
Produtos Relacionados
Comentários
Seja o primeiro a comentar nosso blog.