Dicas de Estética

NUTRICOSMÉTICOS: Um cuidado com o corpo de dentro para fora

Pesquisas demonstram a importância da suplementação alimentar rica em compostos bioativos, na saúde da pele.

NUTRICOSMÉTICOS: Um cuidado com o corpo de dentro para fora

NUTRICOSMÉTICOS: Um cuidado com o corpo de dentro para fora

            A evolução da ciência contribui diretamente para a longevidade dos seres humanos. Estamos vivendo muito mais! E é claro que queremos viver com saúde e uma aparência que nos faça olhar no espelho e gostar do que estamos vendo. Mas sabemos que os sinais do tempo são inevitáveis..., no entanto podemos freá-los de forma contundente!

            Fatores intrínsecos que são a nossa genética, o metabolismo, o stress, entre outros, estão diretamente associados à saúde da nossa pele, unhas e cabelo. Isso sem contar com os fatores extrínsecos, como por exemplo os raios UV (ultravioleta), a poluição, os nossos hábitos alimentares e até os microrganismos. Tudo isso junto é uma bomba que adianta o nosso relógio biológico e potencializa o envelhecimento.

            Temos muitas estratégias para enganar o tempo e mantermos a vitalidade da nossa pele, unhas e cabelo. Os cosméticos e as intervenções terapêuticas vêm apresentando resultados realmente incríveis nesse sentido. No entanto, podemos potencializar os efeitos e termos resultados ainda mais satisfatórios, ganhando junto com tudo isso, uma boa saúde!

 

Onde está essa fonte da juventude e Bem-Estar?

            Pesquisas recentes vêm demonstrando que a suplementação alimentar rica em compostos bioativos, modula positivamente o controle de umidade da pele, o tônus, a elasticidade o brilho além de fortalecimento das estruturas de unhas e cabelos. A ação profunda e metabólica dos alimentos funcionais atuando como antioxidantes, fontes de vitamina, ação prebiótica e probiótica representam uma fonte de saúde e beleza.

            Baseado nesse conceito, surgiram no mercado os nutricosméticos que são, portanto, produtos ingeríveis com efeitos fisiológicos que promovem a saúde e beleza. As formulações dos nutracêuticos são comumente ricas em colágeno, peptídeos, proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos do tipo ômega 3 e polissacarídeos como ácido hialurônico. Normalmente essas biomoléculas são derivadas de extratos de plantas e frutas, dispostos em concentrados líquidos, cápsulas, pós ou barras.  

 

Como os Nutricosméticos funcionam? 

             A beleza da pele depende de fenômenos multifatoriais, normalmente relacionados com o equilíbrio nas concentrações de ácido hialurônico, colágeno e elastinas. A deficiência nutricional de metabólitos precursores para a biossíntese ou da própria substância, são fatores intrínsecos que favorecem o envelhecimento da pele. Além disso, temos os fatores extrínsecos de envelhecimento, como por exemplo a geração das ROS (espécies reativas de oxigênio) geradas porradiação UV, agentes químicos oxidantes, ozônio, poluentes atmosféricos, cigarro e microorganismos. 

            As ROS são capazes, por exemplo, de aumentar as metaloproteinases (enzimas capazes de degradar as fibras de colágeno e elastina) da matriz extracelular. Também são capazes de diminuir o fator transformador de crescimento beta, uma citocina multifuncional capaz de estimular os fibroblastos na derme.

            Os nutricosméticos têm a missão de modular fisiologicamente o corpo, através de ativos que inibem a ação desses fatores intrínsecos e extrínsecos. Em que o mecanismo se dá pela ingestão desses alimentos funcionais, a sua metabolização, absorção intestinal e transferência para a corrente sanguínea através de moléculas carreadoras e distribuição sistêmica desses nutrientes. Dessa maneira, os nutricosméticos proporcionam o melhoramento do aspecto geral da vitalidade da pele, unhas e cabelos. 


 


Por que é importante associar essa estratégia terapêutica ao uso de cosméticos?

            Os cosméticos em geral, são administrados por via tópica e possuem sua ação através do mecanismo de permeação, portanto, alcançam camadas mais superiores da pele. Com a ação de cremes, séruns entre outros, conseguimos revitalizar o aspecto da epiderme, mas essa modulação terapêutica não é duradoura, demandando cuidados diários. Também não é capaz de promover o retardamento do envelhecimento. No entanto a ação dos nutricosméticos alcançam a derme e hipoderme, abastecendo-as de nutrientes que regulam as funções celulares revitalizando a saúde e diminuindo os efeitos do envelhecimento. 

            É importante lembrar que a ação nutricional não acontece instantaneamente, ela demanda alguns dias para apresentar os primeiros benefícios, mas oferece uma ação direcionada, profunda e duradoura. Assim, podemos afirmar que a associação da nutrição aos cuidados externos é uma receita de sucesso para alcançar os objetivos. 

            Não pense que osnutricosméticos substituem ou anulam a importância dos produtos cosméticos, na verdade eles os complementam e multiplicam os seus efeitos. E o mais interessante é que a rotina nutricosmética pode ser facilmente instalada no dia a dia, pois permite, com pouco esforço, obter resultados visíveis na pele.

            Agora além do autocuidado, utilizando os produtos de beleza favoritos, podemos nos cuidar saboreando um delicioso chá ou uma deliciosa barrinha, ricos em sabor e nutrição.


 


1 -  Dong Eun, L. et al. Clinical Evidence of Effects of Lactobacillus plantarum HY7714 on Skin Aging: A Randomized, Double Blind, Placebo-Controlled Study. J. Microbiol. Biotechnol.25, 2160-2168, doi:10.4014/jmb.1509.09021 (2015).

2 - Dini, I. & Laneri, S. Nutricosmetics: A brief overview. Phytotherapy research : PTR33, 3054-3063, doi:10.1002/ptr.6494 (2019).

3 - Indo, H. P. et al. A mitochondrial superoxide theory for oxidative stress diseases and aging. J Clin Biochem Nutr56, 1-7, doi:10.3164/jcbn.14-42 (2015).

4 -  Pérez-Sánchez, A., Barrajón-Catalán, E., Herranz-López, M. & Micol, V. Nutraceuticals for Skin Care: A Comprehensive Review of Human Clinical Studies. Nutrients10, doi:10.3390/nu10040403 (2018).

CARRINHO
CARREGANDO
Ajuda