GUIA DO SÉRUM: O que é e como usar
Se você fica confuso com o que o Sérum faz não se preocupe, tire suas dúvidas agora com nossas super dicas sobre esse queridinho do cuidado homecare.
Se você fica confuso com o que o Sérum faz não se preocupe, tire suas dúvidas agora com nossas super dicas sobre esse queridinho do cuidado homecare.
Quando você começa a se familiarizar com a rotina de limpar, tonificar e hidratar a pele todos os dias, o mundo da beleza introduz uma nova etapa imprescindível e milagrosa - o serúm.
Se você fica confuso com o que o sérum faz não se preocupe, você não está sozinho. Ele é hidratante, mas não é um hidratante, oleoso, mas não é um óleo, leve, mas não é uma bruma. São muitas questões sobre um só produto, então vamos facilitar as coisas.
O que é sérum?
É um produto de cuidado da pele que você aplica após a limpeza, mas antes da hidratação, com a intenção de fornecer uma dose potente de ingredientes diretamente na pele. Ele é adequado para essa tarefa porque é composto de moléculas menores que podem penetrar profundamente na pele e fornecer uma concentração mais alta de ingredientes ativos. Isso o torna uma ótima ferramenta para solucionar preocupações específicas de cuidados com a pele, como rugas.
O sérum é um hidratante?
Sim e não. Ele pode conter vários ingredientes hidratantes que auxiliam na retenção de umidade, mas isso não os torna hidratantes no sentido tradicional. Loções e cremes faciais são mais ricos em hidratação.
Com que frequência devo usar meu sérum?
Bem, isso depende. Leia o rótulo e siga as instruções de uso, na maioria das vezes uma vez por dia é o suficiente. Mas acima de tudo é importante que esteja sempre orientada por sua esteticista de confiança.
O sérum é um óleo facial?
Não exatamente, ele pode conter óleos em sua composição. Os séruns tradicionais são à base de água, mas à medida que a tendência do óleo facial se popularizou surgiram séruns à base de óleo.
Os séruns à base de água devem ser usados antes do creme hidratante, assim, por terem moléculas bem pequenas, eles são capazes de nutrir a camada interna da pele. Já os séruns à base de óleo devem ser aplicados depois do hidratante, pois têm uma molécula maior e conseguem manter todos os benefícios do que foi adicionado na pele anteriormente, como o tônico e hidratante, durante várias horas.
Qual sérum é adequado para a minha pele?
Conheça os ingredientes do produto. Se sua pele é propensa a acne prefira aqueles que contém vitamina C (aumenta a produção de colágeno, melhora o processo de reparo da pele e reduz a inflamação), retinol (antioxidante que reduz a inflamação), zinco (acalma a irritação, regula a produção de óleo) e ácido salicílico (desobstrui os poros).
Pele seca? Escolha séruns com vitamina E (protege as células contra danos oxidativos), niacinamida (melhora a elasticidade da pele e aumenta os níveis de ceramida na pele), ácido glicólico (esfolia suavemente e clareia a hiperpigmentação) e ácido hialurônico (retém a umidade).
Se sua pele parece fadigada, os melhores produtos contam com antioxidantes, como extrato de chá verde, resveratrol e ácido ferúlico. Eles combatem os radicais livres, aumentam a eficácia do filtro solar e protegem a pele contra a ação nociva da poluição.
Vale lembrar: consultar um profissional qualificado é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele da melhor maneira possível.