Ácido Fítico
Miscível em água, em álcool 90% e glicerol. Solúvel em misturas aquosas de éter e álcool. Muito pouco solúvel em álcool absoluto e praticamente insolúvel em clorofórmio. Compatível com ácido glicólico, ácido kójico, ácido retinoico. Incompatível com VC-PMG, substâncias alcalinas, sais de cobre, ferro e Arbutin. Utilizado, também, como antioxidante, complexante, em produtos antienvelhecimento. Pode ser incor porado em géis, cremes e loções não iônicas. Não é agente de esfoliação. Geralmente é um produto bem tolerado, porém pode causar irritação, prurido e eritemas nas peles sensíveis. Utilizado em concentrações de 0,5 a 2,0%.
Alpha-Arbutin
Age como inibidor da tirosinase, promovendo clareamento da pele. Minimiza de forma eficaz as manchas senis, promove clareamento em todos os tipos de pele. Pode reduzir o grau de bronzeamento após exposição à luz ultravioleta. É compatível com filtros solares. Utilizado em concentrações de 0,2 % quando formulado com esfoliante ou carreador de ativos, ou até em até 7,0%.
Aqua Licorice Extract PT®
Usado na prevenção e despigmentação de manchas induzidas pela alta exposição solar e no tratamento da pele envelhecida e cansada, atuando como antienvelhecimento. E bacteriostático e possui atividade antimicrobiana contra S. aureus, S. epidermis, P. acnes, P. ovale, além de fungos. Não é efetivo contra E. coli e P. vulgaris. Usado em gel, loção ou creme , na concentração de 0,5 a 1,0% , duas vezes ao dia.
Belides™
Ativo despigmentante obtido das flores de margarida. Seu mecanismo de ação abrange diversas etapas da melanogênese (antes, durante e após a formação da melanina), inclusive a diminuição da expressão da ET-1, responsável por modular a resposta dos melanócitos humanos em relação à radiação ultravioleta. Usado em cremes, géis e loções com ação despigmentante, como único ativo ou mesmo associado a outros produtos, dependendo do resultado desejado; formulações de manutenção, para uso após qualquer outro tipo de tratamento clareador; formulações de prevenção, associado a filtros solares, para evitar a formação de manchas induzidas pela radiação ultravioleta. Utilizado em concentrações de 2,0 a 5,0%.
Nanovetor Vitamina C
Nanovetor Vitamina C é um blend de ativos encapsulados em nanopartículas lipídicas com gatilho de liberação enzimático, que promove comprovada ação firmadora pelo estímulo da síntese de colágeno. Por ter liberação prolongada, o ativo libera cerca de 80% do seu conteúdo no decorrer de 8 horas após a aplicação do produto.
Na forma livre, tanto o Palmitato de Ascorbila quanto o Óleo de Romã apresentam instabilidade frente à oxidação associada a dificuldades farmacotécnicas de solubilização no produto final. A tecnologia também confere aos ativos um aumento de permeação cutânea e incremento do sensorial no produto final, e tem como multifuncionalidade a alta hidratação, uma vez que atua na reposição lipídica e impede a perda de água transepidermal (Transepidermal Water Loss, TEWL).
A vitamina C é o único antioxidante que comprovadamente aumenta e regula a síntese de colágeno. Promove também a formação da barreira lipídica do estrato córneo, normalizando o perfil lipídico da epiderme. Por via tópica também pode ser aplicado na cicatrização de feridas, reduzindo o enrugamento e impedindo o eritema associado com o tratamento a laser.
O palmitato de ascorbila é amplamente conhecido por sua atividade antioxidante, clareadora, antiaging e hidratante. O Óleo de Romã, rico em ácidos graxos, vitamina A e flavonoides, confere atividade antioxidante por mecanismo inibitório de enzimas oxidantes além de estimular a proliferação de queratinócitos, melhorando os processos de renovação celular.
Os ativos no blend atuam de forma sinérgica no tratamento e prevenção dos processos de envelhecimento cutâneo, promovendo firmeza e uniformização da coloração da pele. Estes benefícios são percebidos já na primeira semana de uso do Nanovetor Vitamina C.
Palmitato de Ascorbila
O palmitato de ascorbila é um antioxidante sintético, derivado do éster de ácido ascórbico (Vitamina C), com eficiência em retardar a oxidação lipídica.
Ao contrário do ácido ascórbico e os seus sais que são praticamente insolúveis em lipídios, o palmitato torna o ácido ascórbico lipossolúvel. É utilizado frequentemente em preparações tópicas uma vez que é mais estável que algumas formas solúveis em água da vitamina C. Conhecido por sua atividade antioxidante, clareadora, antiaging e hidratante (Üner, M, et al, 2004).
Óleo da Semente de Romã
O Óleo da Semente de Romã é uma fonte de ácidos graxos conjugados e contém uma quantidade abundante de ácido punícico (9-Z,11-Z,13-E- octadecatrienóico), um composto estreitamente relacionado ao ácido linoléico conjugado (CLA).
A romã também é rica em vitamina A (mantém a pele saudável e bonita). Compostos fenólicos (antioxidantes) como as antocianinas, flavonóides, ácidos fenólicos e polifenóis (ácido elágico – antioxidante; oferece proteção a raios UV e inibe a proliferação de melanócitos). Taninos, antocianinas e glicosídeos (açúcar que retém água). Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.
Além disso, os flavonóides extraídos do óleo da romã são responsáveis pela atividade inibitória das enzimas oxidantes.
O Óleo da Semente da Romã como fonte natural de ácido punícico e ácido elágico, que ajudam na regeneração e proliferação celular. É um poderoso hidratante, antioxidante e adstringente.
Ácido Mandélico
O Ácido Mandélico é um alfa-hidroxiácido (AHA), que consiste na combinação entre ácido clorídrico com amêndoas amargas. Possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, e por ser absorvido de forma mais lenta, é um aliado das peles mais sensíveis.
Ação queratolítica ou esfoliativa, pela capacidade de reduzir a coesão entre os corneócitos, facilitando a descamação de células mortas, promovendo o turnover (estímulo da renovação da epiderme). Por ser um dos AHA ́S de maior peso molecular, o Ácido Mandélico favorece um efeito uniforme, o que também minimiza os transtornos comuns da aplicação de AHA’S sobre a pele, podendo ser utilizado em todos os fototipos. Ação benéfica nos tratamentos de acne devido à sua ação complementar antisséptica e cicatrizante e nos tratamentos de hiperpigmentação pela inibição da síntese da melanina.
É um AHA mais suave, por isso é ideal para o tratamento de peles secas e intolerantes ao ácido glicólico.
É usado em cremes diários em concentrações de 2 a 10% e em peelings com concentração de 20 a 50%.