Gluconolactona
Gluconolactone
A gluconolactona é um ácido suave pertencente à família dos polihidroxiácidos (PHA). É um ativo que atua na superfície da pele, removendo as células mortas e promovendo a renovação celular.
Promove renovação celular e melhora a textura da pele
O ativo tem a capacidade de melhorar a aparência da pele como, por exemplo, deixar menos visíveis as telangiectasias (vasinhos ou pequenas veias de coloração avermelhada ou arroxeada), pois estimula e aumenta a produção de colágeno, ácido hialurônico e glicosaminoglicanos (sinalizadores celulares de eventos como coagulação e inflamação). Essa substância, também, é conhecida por suas propriedades umectantes devido à presença de múltiplos grupos hidroxilas, os quais são capazes de atrair moléculas de água e fixá-las na pele, diminuindo a perda transepidérmica de água (TEWL). Essas características a tornam um ativo com alto poder hidratante e normalizador da barreira cutânea da pele.
Conheça os benefícios: Gluconolactona
Ação esfoliante suave
Considerada segura para todos os tipos de pele, o ativo promove esfoliação suave, removendo as células mortas e estimulando a renovação celular. A textura e o tom da pele são melhorados, deixando-a mais suave e radiante.
Tratamento Antiacne
Melhora o aspecto da acne e diminui o desenvolvimento de novas lesões, pois diminui a coesão entre as células da pele e aumenta a descamação ajudando a prevenir a obstrução dos poros. Tem a mesma ação que os AHAs, porém é menos abrasiva. Estudos, também demonstram benefícios no uso da gluconolactona no tratamento de rosáceas pela capacidade de agir no eritema.
Ação rejuvenescedora
Este é um ativo com uma gama de propriedades que previne e trata o envelhecimento: ajuda a combater o estresse oxidativo, um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento da pele, melhora a textura da pele, minimizando a aparência de linhas finas e rugas e aumenta a produção de colágeno, proteína essencial para a firmeza e elasticidade da pele.
Resultados na pele
- Promove hidratação prolongada da pele;
- Reduz as rugas e linhas de expressão;
- Esfolia suavemente a pele;
- Possui ação antioxidante
- Trata acnes;
- Possui ação anti-inflamatória.
Saiba mais sobre o ativo
A gluconolactona, também conhecida como Glucona delta Lactona (Glucono-delta-Lactone) é um composto orgânico encontrado naturalmente na pele e que pode ser obtido a partir da fermentação oxidativa da glicose. O processo resulta em um pó branco cristalino, quase inodoro e de sabor levemente adocicado. O ativo tem a capacidade de melhorar a aparência da pele como, por exemplo, deixar menos visíveis as telangiectasias (vasinhos ou pequenas veias de coloração avermelhada ou arroxeada), pois estimula e aumenta a produção de colágeno, ácido hialurônico e glicosaminoglicanos (sinalizadores celulares de eventos como coagulação e inflamação). Essa substância, também, é conhecida por suas propriedades umectantes devido à presença de múltiplos grupos hidroxilas, os quais são capazes de atrair moléculas de água e fixá-las na pele, diminuindo a perda transepidérmica de água (TEWL). Essas características a tornam um ativo com alto poder hidratante e normalizador da barreira cutânea da pele. Sendo assim, a gluconolactona é frequentemente utilizada na indústria cosmética como agente esfoliante e hidratante devido aos seus benefícios, como promover a renovação celular e melhorar a textura da pele. Sendo utilizada em concentrações de 1 a 10% para uso doméstico e 30% em consultório. Mas suas funcionalidades não restringem a cosmética, também se estendem à indústria alimentícia podendo ser utilizada como acidulante e conservante.
Referências
OLIVEIRA, Ana Carla Comune de. Cosmetologia aplicada nas disfunções estéticas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
POMIN, VH. A Dilemma in the Glycosaminoglycan-Based Therapy: Synthetic or Naturally Unique Molecules? Med Res Rev. 2015 Jul 7. doi: 10.1002/med.21356. PubMed PMID: 26152885. Disponível em: http://www.bioqmed.ufrj.br/glicanos_sulfatados#:~:text=Os%20glicosaminoglicanos%20s%C3%A3o%20respons%C3%A1veis%20por,c%C3%A2ncer%2C%20crescimento%20e%20diferencia%C3%A7%C3%A3o%20celular. Acesso em: 13 mar. 2022.
ROSA, Jully Silveira da ROSA; BARTH, Sara Noemi Freitas; MACHADO, Karina Elisa. Gluconolactona como potencial ativo no tratamento da rosácea. Infarma : Ciências Farmacêuticas, Santa Catarina, v. 34, n. 10.14450/2318-9312, ed. 1, p. 33-44, 2022