Dicas de Estética

DETOX NA ESTÉTICA

A intoxicação é um processo cumulativo e silencioso que é preciso ser combatida com a adoção de uma série de novos hábitos.

DETOX NA ESTÉTICA

O que é esse tal Detox?

Muito se fala a respeito das mudanças climáticas no mundo. O aparecimento de indústrias e a invenção de novas tecnologias tais como os automóveis, fizeram com que aumentassem exponencialmente a emissão de vários tipos de poluentes que são diariamente despejados nas águas, no ar e consequentemente em nossos alimentos.

 

Neste contexto, seguramente podemos afirmar que dia após dia nos expomos e ingerimos as mais diversas toxinas, que aliadas aos péssimos hábitos alimentares e ao sedentarismo acabam se acumulando gradativamente em nosso organismo, causando vários efeitos nocivos ao nosso organismo.

 

A intoxicação é um processo cumulativo e silencioso que dia após dia, mesmo que a longo prazo, se agrava e causa danos nocivos à nossa saúde que podem ser visivelmente vistos tanto em mudanças fisiológicas como aumento da retenção de líquidos, peso e o mal funcionamento do intestino o que acarretam em problemas comportamentais como a indisposição e irritabilidade.

 

Muito se fala a respeito de fórmulas mágicas que enaltecem soluções milagrosas. A nova onda Detox se tornou moeda comumente utilizada para vender produtos que  prometem mundos e fundos sem compreender que de fato este processo é gradativo e está relacionado não somente ã adoção de ações isoladas, mas sim a uma série de mudanças de atitude que fazem parte de um processo muito mais complexo mas que juntos consequentemente trazem saúde e bem estar ao individuo.

 

É importante ainda salientar que em se tratando de saúde, não existem processos rápidos e milagrosos, nossa fisiologia não muda ou se adapta da noite para o dia, forçar a ordem natural das coisas é forçar nosso organismo a fazer algo que ele naturalmente não esta adaptado para fazer, logo, o que poderia ser saudável, pode e benéfico, pode trazer consequências totalmente contrárias.

 

 

Detox começa com a mudança de hábitos

O processo de detoxificação é gradativo, e está aliado à mudança e adoção de alguns hábitos relacionados ao consumo e a mudanças de comportamento, sempre que puder eliminar uma toxina é bom, leve essa ideia para sua vida e promova saúde.

 

Hidrate-se
A maioria das toxinas são hidrossolúveis e só sairão do corpo através da urina ou suor, e para que isso ocorra a ingestão de água é imprescindível. Além de sabermos da premissa básica de que nosso corpo é composto de em média 70 a 75% de água, logo ela é essencial para manutenção de nossa vida.

 

Ao contrário do que se é dito, não existe uma quantidade fixa do volume de água que precisa ser ingerido, existe um cálculo que precisa ser feito de pessoa a pessoa que está relacionado a uma média de 35ml de água para cada quilo do peso corporal. Ou seja, a quantidade varia de acordo com o peso de cada pessoa. Faça as contas e descubra o seu valor ideal.

 

Se hidratar é essencial, pratique o hábito de sempre andar com uma garrafinha e assim garanta seu volume de consumo hídrico ideal, utilize o celular, crie lembretes para que nunca se esqueça. Além de essencial para o processo de detoxificação, o consumo de água garante melhor funcionamento dos rins além de diminuir dores de cabeça e diminuir a sensação de cansaço.   


Pratique exercícios físicos
A transpiração é essencial para excreção de alguns produtos tóxicos que só saem através do suor. Muitas vezes a correria do dia a dia nos impedem de começar a desenvolver este hábito, no entanto sabemos que praticar atividades físicas é primordial para manutenção da saúde, tanto no momento presente quanto para garantir um envelhecimento saudável e uma maior longevidade.

 

Comece devagar, conheça os limites de seu corpo, procure um médico de confiança, faça os exames de rotina e comece o hábito com segurança. Busque uma modalidade que te motive, não é porque essa ou aquela modalidade está na moda que você precisa aderir. Procure um profissional da área e monte um plano de atividades de acordo com seu tempo e estilo de vida. No mais convide uma amiga para participar dessa mudança, assim, naquele dia que bater aquela preguicinha, uma ajudará a outra a cumprir suas metas.      


Escolha bem seus alimentos

Como a frase Hiprocrates, o pai da medicina, “Que seu remédio seja seu alimento e seu alimento seja seu remédio”, a escolha dos alimentos corretos é essencial no processo de detoxificação, em suma, de nada adianta tomar um suco verde em jejum no café da manhã se durante o resto do dia você ingere comida industrializada e cheia de aditivos químicos.  

 

Prefira os Orgânicos ou lave bem os alimentos para eliminar os agrotóxicos. Profissionais recomendam o uso de 5ml de tintura de iodo 2% diluídos em 1Lt de água para lavar frutas e verduras deixando-os de molho cerca de 1hora antes do preparo.

 

Alguns alimentos também possuem características que eliminam grande parte das toxinas, no entanto precisam ser preparados em um curto período de cozimento, cerca de 2 minutos, preferencialmente no vapor, como por exemplo o repolho, nabo, couve, couve flor e brócolis. Além do mais o simples fato de utilizar coentro ou mesmo a cúrcuma ajudam a facilitar este processo.   

 

Detox na Estética

Nosso corpo é um sistema que precisa funcionar em equilíbrio, não adianta acelerar o processo demais. Na área da estética muito é ouvido sobre protocolos e procedimentos que prometem milagres de forma rápida no entanto devemos reconhecer os limites de cada organismo compreender que cada pessoa responde fisiologicamente de forma diferente aos tratamentos, e o mais importante, é termos a consciência que estes procedimentos potencializam resultados mas sozinhos não exercem o papel como um todo.

 

Estes tratamentos inclusive são bastante procurados em períodos posteriores aos de grandes festas, como virada de ano carnaval entre outros. Justamente porque nessas datas as pessoas costumam extravasar seus limites principalmente no consumo de alimentos e bebidas, aumentando o número de toxinas acumuladas no organismo.

 

Muitas profissionais da estética inclusive defendem a aplicação de uma sessão detox antes do início de qualquer outro tratamento justamente para eliminar o excesso de toxinas e substâncias desnecessárias ao corpo deixando-o livre para a aplicação de outros protocolos. Nestes casos são utilizadas técnicas como:

- Drenagem Linfática que estimula o sistema linfático e ativa a circulação sanguínea diminuindo assim a retenção de líquidos.

- Esfoliação corporal que tem como finalidade retirar as células mortas do corpo fazendo com que ele receba melhor os ativos que serão utilizados nos produtos utilizados.

- Ultrassom que emite ondas mecânicas fazendo om que as moléculas vibrem e gerem calor produzindo assim uma ação térmica que ajuda na eliminação de toxinas.

- Manta térmica e argila verde: Com a produção de calor emitida pela manta térmica unidas as propriedades ativas da argila verde promovem o aumento da circulação sanguínea acelerando o metabolismo e consequentemente facilitando a eliminação das toxinas.

Lembrando que em essência, estes procedimentos tendem a promover o efeito termoterápico que fazem uso do aumento da temperatura desencadeando no organismo o mecanismo de termorregulação que consequentemente o aumento de metabolismo basal.

 

A estética é uma ciência fascinante e quando utilizada com consciência aliada aos demais ramos do conhecimento promovem saúde e bem estar às pessoas.

 

E você o que achou? Mande suas sugestões de temas que você gostaria de ver aqui, comente em nossas redes sociais e juntos vamos mover e transformar a estética.    

CARRINHO
CARREGANDO
Ajuda