Já falamos bastante sobre a acne aqui no Blog Estética, mas a verdade é que, quando paramos para pensar nas temidas espinhas, encontramos de tudo na internet e criamos verdades mirabolantes, que nem sempre são o que parecem ser.
Por isso, quanto mais conteúdo a gente conferir sobre esse assunto, maior a chance de conseguirmos separar o que é ou não real sobre o tema, e a gente vai facilitar para você: selecionamos 10 mitos e verdades sobre a acne, confira a seguir.
Antes, vale conferir o conteúdo Tudo o que você precisa saber sobre a acne para entender a fundo o que é essa condição, quais os tipos existentes, e como manter a pele saudável mesmo com predisposição.
1. Acne só aparece em peles oleosas
Mito. A acne pode acontecer por diversos fatores, como o histórico familiar, ou seja, a predisposição genética. É esse antecedente que define se a pele terá produção excessiva de glândulas sebáceas ou não; se essa pele terá maiores níveis de queratina, o que favorece o entupimento dos poros; ou se terá menos células lipídicas, que protegem a pele de bactérias e consequentes inflamações.
O fator genético é um dos fatores bases para a identificação da acne na pele e influencia diretamente no aparecimento das inflamações características nos tecidos cutâneos. Com a predisposição, os cuidados com a prevenção devem ser ainda maiores, e aqui você verá alguns deles.
2. Chocolate dá acne
Depende. Chocolates possuem altos índices glicêmicos, o que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Isso torna a pele mais oleosa, o que pode favorecer o aparecimento de espinhas e agravar o quadro da acne.
O mito está na premissa de que só o chocolate é o vilão. Na verdade, não só ele, mas qualquer alimento com alto teor de gordura, como outros doces e derivados do leite, podem causar os mesmos efeitos.
É claro que isso tudo não significa que você precisa deixar esses alimentos ou o chocolate de lado, basta comer sempre com moderação e uma boa ideia é optar pelos com maior porcentagem de cacau: meio amargo ou amargo.
3. Espremer é melhor que deixar secar
Mito. Esse é um dos principais mitos quando o assunto é a acne. Espremer é extremamente prejudicial para a saúde da pele, porque interrompe o processo inflamatório de forma não natural, cria lesões e cicatrizes, e favorece a entrada de agentes externos, como as bactérias. Essa prática só vai gerar mais inflamação ao invés de desaparecer com as espinhas, além de deixar o local mais inchado e dolorido.
4. A Make favorece o aparecimento da acne
Mito. E ainda bem, né? Pode usar tranquila, a maquiagem não vai causar o aparecimento de acne, esse não é o fator responsável por isso. O que você deve fazer é buscar produtos que possuem procedência, se adequam perfeitamente ao seu fototipo e são livres de substâncias prejudiciais à pele, como álcool e parabenos, por exemplo. Feito isso, use o quanto quiser para se sentir linda sempre.
5. A menstruação pode agravar a acne
Verdade. Na menstruação ocorrem variações hormonais que podem provocar a piora da acne, principalmente durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), quando os níveis de hormônios aumentam e, consequentemente, a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Naturalmente a pele fica mais oleosa e propensa ao aparecimento de espinhas.
No caso do anticoncepcional, por exemplo, alguns podem agravar essa alteração hormonal, provocando o aparecimento da acne, por isso é tão importante ter o acompanhamento ginecológico.
6. O sol é prejudicial para as inflamações
Verdade. A incidência de raios solares provoca aumento na produção de sebo, principalmente se a exposição for sem fotoproteção, o que causa ainda o fotoenvelhecimento e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Funciona da seguinte forma: como o calor do sol provoca ressecamento da pele, as glândulas sebáceas tendem a produzir mais sebo para compensar, ocorrendo o processo que já vimos até aqui: o aumento da oleosidade que favorece o aparecimento da acne.
7. Pasta de dente é tratamento
Mito. Esse sim é um verdadeiro mito e inclusive um grande problema para o universo da estética e da dermatologia, já que essa é uma prática (errada) extremamente popularizada. O nome já diz: o creme dental é super eficiente, mas para os dentes. Para a acne, possui substâncias ineficazes e que podem até piorar o quadro, contaminando a inflamação.
Ao aplicar a pasta de dente no rosto, você irá obstruir os poros, impedindo que a pele elimine a secreção sebácea, o que vai piorar o grau da inflamação e da vermelhidão.
Ao invés de cair nessa, que tal escolher cosméticos funcionais e realmente eficientes no tratamento de acne? Abaixo colocamos para você algumas sugestões. Lembre-se também de marcar uma visita na sua esteticista, ela irá analisar e examinar a sua pele de forma profissional, para então determinar o melhor tratamento para o seu fototipo e grau de acne.
Referências