Glossário de princípios ativos cosméticos

Taurina

Protetor cardiovascular, regula a imunidade, protetor muscular, melhora o desempenho físico.

Produtos que contém esse ativo

Tetraisopalmitado de Ascorbila

O Tetraisopalmitato de Ascorbila, uma forma estável da Vitamina C, ou seja, é um composto químico muito estável e de considerável absorção. Os testes de eficácia destacam que ele se mostra quase seis vezes mais potente em absorção na epiderme do que outras matérias primas. O Tetraisopalmitato de Ascorbila, por penetrar quase em sua totalidade, não pode ser utilizado em grandes concentrações, sendo que o efeito na pele já é conseguido com porcentagens menores e ideais do ativo dentro do produto. Os resultados são gradativos e capazes de ser observados em poucos dias de uso. Apresenta as seguintes propriedades: - anti-aging, por estimular a síntese de colágeno; - protetor da pele frente aos efeitos nocivos do sol (UVA e UVB); - despigmentante, por inibição da melanogênese; - inibidor da peroxidação dos lipídeos da pele; - estimulação da síntese de colágeno.

Produtos que contém esse ativo

TGP-2 Peptídeo®

Derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF). Possui ação seletiva, proporcionando clareamento efetivo de manchas cutâneas decorrentes da exposição à luz ultravioleta. Além disso, retarda o crescimento de pelos simultaneamente. Tem atividade anti-inflamatória, o que diminui o escurecimento da pele decorrente de processos inflamatórios e é indicado para dermatite atópica. Este ativo tem como propriedade diminuir a expressão da melanogênese devido à ação inibitória da síntese de mela-nina e também na inibição de pelo, por inibir a maturação das células dos folículos pilosos; tem efeito eutrófico por estimular fibroblastos e produção de MEC (Matriz Extracelular) e aumenta a síntese de colágeno e fibronectina. Todas essas propriedades fazem deste peptídeo um ativo multifuncional. Atua antes, durante e depois da melanogênese. Diminui a atividade da tirosinase; diminui a formação de melanossomas e bloqueia sua transferência para os queratinócitos, o que reflete na redução da expressão melanogênica, além de induzir a degradação da MITF (Fator de Transcrição Microftalmia-associada ou também conhecido por Fator de Transcrição de Tirosinase). Assim, reduz-se a pigmentação da pele. Na inibição de pelos, tem como mecanismo de ação diminuir o tempo da fase anágena, induzindo o pelo capilar à fase catágena e prolongando a fase telógena do ciclo de crescimento capilar. Também diminui o número de bulbos e folículos pilosos. Usado na prevenção e tratamento de melasmas e cloasmas, em cremes e emulsões clareadores para axilas, virilhas e buço, em produtos pós-depilatórios (para acelerar a queda do fio e dificultar seu cresci- mento), em formulações para o tratamento de hisurtismo, em formulações antienvelhecimento, em formulações pós-peeling e laser como anti-inflamatórios e calmantes de pele. Utilizado em concentrações de 1,0 a 3,0%.

Produtos que contém esse ativo

Titânio

Metal leve de alta resistência, de coloração branca metálica que se encontra no estado sólido à temperatura ambiente. É extraído de minerais, sendo as principais fontes o rutilo (TiO2) e a Ilmenita (FeTiO3).

Produtos que contém esse ativo

Trans-resveratrol

O Trans-resveratrol tem despertado o interesse do mercado cosmético devido suas propriedades, antioxidante e antiinflamatória, que auxiliam na prevenção do envelhecimento, auxiliando a elasticidade e firmeza da pele, além de seu efeito potencial como clareador de manchas. É um inibidor não competitivo da tirosinase, reduzindo a expressão desta enzima, a qual é muito importante no processo de melanogênese (processo de formação da melanina). Com a inibição na formação dessa enzima, inibe-se também a produção da síntese de melanina e com isso, ocorre a diminuição da transferência da melanina para os queratinócitos na epiderme, reduzindo a pigmentação da região. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) indicou também que o trans-resveratrol pode enfraquecer a bactéria que causa acne, inibindo o seu crescimento e proliferação na pele humana. Além disso, observou-se em testes que ao combinar o resveratrol com o peróxido de benzoíla é possível matar por completo a bactéria.

Produtos que contém esse ativo

Trealix®

Este ativo é uma combinação entre glicoproteínas vegetais e um dissacarídeo, a trealose, cuja propriedade hidratante é bastante evidente. Funciona com um ingrediente hidratante funcional, que estimula restauração do NMF (Fator de Hidratação Natural) e a retenção de água. Esta propriedade se deve ao alto teor de sacarídeos e aos aminoácidos dos hidrolisados de proteína vegetal (aveia, soja, trigo, milho). Estes componentes conferem, além da propriedade hidratante, efeito emoliente e também calmante, direcionando sua aplicação em formulações destinadas à hidratação de peles sensíveis e sensibilizadas. Utilizado em concentrações que variam entre 1,0% e 5,0% , conforme seguinte orientação : 2,5% a 5,0% em loções tônicas, formulações capilares sabonetes líquidos, de 1,0% a 3,0% em emulsões géis direcionados para hidratação cutânea.

Produtos que contém esse ativo

Trietanolamina

Promove emoliência nos tecidos superficiais para facilitar a extração na limpeza de pele.

Produtos que contém esse ativo

CARRINHO
CARREGANDO
Ajuda