Glossário de princípios ativos cosméticos

p-Refinyl®

Ativo purificado da lentilha. Constituído principalmente por oligossacarídeos é recomendado para peles oleosas, peles mistas que apresentam poros dilatados, em especial na região T (testa, nariz e queixo) e para peles envelhecidas, pois este ativo reforça a estrutura da derme, através da síntese de colágeno, amenizando a distorção e afrouxamento dos poros. Reduz o nível sebáceo, restaura o processo normal de queratinização e atenua a aparência dos poros dilatados. Usado em cremes, emulsões e géis. E hidrossolúvel e compatível com até 20 % de etanol em soluções hidroalcoólicas . Suporta temperaturas de até 80°C por até duas horas. Utilizado em concentrações de 0,5 a 3,0%.

Produtos que contém esse ativo

Palmitato de Ascorbila

O palmitato de ascorbila é um antioxidante sintético, derivado do éster de ácido ascórbico (Vitamina C), com eficiência em retardar a oxidação lipídica. Ao contrário do ácido ascórbico e os seus sais que são praticamente insolúveis em lipídios, o palmitato torna o ácido ascórbico lipossolúvel. É utilizado frequentemente em preparações tópicas uma vez que é mais estável que algumas formas solúveis em água da vitamina C. Conhecido por sua atividade antioxidante, clareadora, antiaging e hidratante (Üner, M, et al, 2004).

Produtos que contém esse ativo

Palmitato de Retinila

Produtos que contém esse ativo

Pantenol

O Pantenol é um ativo muito utilizado em dermocosméticos devido sua alta capacidade hidratante, rejuvenescedor e cicatrizante. Assim é um aliado no tratamento de peles ressecadas, sensíveis e maduras. Quando utilizado de forma tópica (na pele), ele é convertido em ácido pantotênico, uma substância presente na pele e cabelo. Nos cabelos o Pantenol proporciona hidratação profunda aos fios, além de brilho e maciez, combatendo e prevenindo os danos causados por agentes externos.

Ver Mais

Produtos que contém esse ativo

PCA de Cálcio

É um tipo da série de carboxilato pirrolidona. Nos anos recentes, tem se tornado um aditivo novo de cosméticos que repara a função de barreira da pele. Repara a função de barreira e melhora a consistência e a elasticidade da pele, assim como melhora a umidade da pele.

Produtos que contém esse ativo

PCA de Sódio

Agente de hidratação fisiológica da pele por excelência. O sódio é um macroelemento que está envolvido na distribuição da água entre o meio extracelular e as células.

Produtos que contém esse ativo

PCA-Na

PCA-Na é um umectante natural derivado do ácido glutâmico obtido através do melaço da cana-de-açúcar. Presente em grande quantidade na pele humana como um dos componentes do NMF (Fator de Hidratação Natural), este umectante ajuda a manter a pele e os cabelos hidratados. É extremamente seguro devido a sua biodegradabilidade, é considerado um produto compatível ecologicamente. Não é pegajoso ao toque e quando usado em shampoos proporciona um penteado macio, como também, um efeito antiestático.

Produtos que contém esse ativo

Peptide 4-Even Complexion

O Peptide 4-Even Complexion é uma solução sem preservativo de Tetrapeptídeo-30 (Sequência ácido amino Prolina – Lisina – Ácido Glutâmico – Lisina; PKEK) em glicerina e água que é ativa em todos os tipos de pele. Reduz visivelmente os pontos hipercromáticos e clareia a pele. Além disso, é capaz de reduzir as lesões provocadas pela acne e aliviar a melasma em peles étnicas. Algumas aplicações para este produto incluem preparações para clareamento da pele, preparações anti-envelhecimento com correção dos pontos de envelhecimento e distúrbios de pigmentação, produtos anti-envelhecimento para tonalidade uniforme da pele, cuidados com a pele étnica e cremes para as mãos.

Produtos que contém esse ativo

Peptídeos de Colágeno Hidrolisado - Colágeno Tipo I

O colágeno é uma proteína estrutural básica. Na natureza, é encontrada exclusivamente em animais, constituindo aproximadamente 30% de proteína animal. É um componente essencial dos tecidos e sistema esquelético, sendo encontrado como constituinte da pele, tendões, cartilagens, ossos e tecido conectivo. Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. O colágeno é a principal proteína do corpo que garante a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagem e ossos. Há diferentes tipos de colágeno encontrados em locais específicos do corpo. Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. O colágeno ingerido por via oral permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando-o a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e, quando aliado à atividade física, torna-se uma excelente fonte proteica, capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo. Doses variam de 500mg/dia até 10g/dia, ou conforme orientação médica.

Produtos que contém esse ativo

Perfection Peptide P3

Ativo composto por um peptídeo contido no interior de lipossomas que penetram nas primeiras camadas cutâneas, aumentando o turn over celular. Promove radiância e age como um peeling biomimético. É indicado na prevenção e no tratamento do envelhecimento cutâneo, como adjuvante no tratamento de manchas hiperpigmentadas, além de tratamento de desordens cutâneas que envolvem o processo de renovação celular. Usado em géis, géis-creme, loções e cremes. Utilizado em concentrações de 1,0 % a 2,0 %.

Produtos que contém esse ativo

Phloretin

Polifenol diidroalcona encontrado na casca da maçã que apresenta alta capacidade antioxidante e previne a lipoperoxidação. Este ativo inibe a ação da metaloproteinase-1 (MMP-1) e elastase em degradar o tecido conjuntivo, em especial o colágeno. Além disso, inibe a atividade da tirosinase nos melanócitos. Protege a pele contra danos causados pela radiação ultravioleta como o estresse oxidativo. Reduz a hiperpigmentação cutânea, melhora a firmeza, textura, luminosidade, favorece a renovação celular e mantém a integridade da pele. Diminui as linhas de expressão e rugas e previne os danos causados por radicais livres . Utilizado na concentração de 2,0%.

Produtos que contém esse ativo

Phyasun

Extrato vegetal que combate o envelhecimento cutâneo causado pela temperatura. Apresenta excelente atividade estimulante da defesa antioxidante natural da pele, estimula a produção de matriz extracelular e a recuperação da barreira cutânea. Controla a temperatura e a microcirculação da pele frente às agressões.

Produtos que contém esse ativo

Phycojuvenine®

Atua como um rejuvenescedor celular, ou seja, diminui o impacto do envelhecimento nas células. Protege o DNA mitocondrial e diminui a produção de fibronectina. Usado em produtos para prevenção e tratamento do envelhecimento precoce. Utilizado enm concentrações de 1,0 a 5,0 %.

Produtos que contém esse ativo

PhytoCellTec™ Malus Domestica or

A tecnologia para obtenção do ativo baseou-se no cultivo de células totipotentes (células com capacidade de regeneração) de raras espécies vegetais, como a maçă Uttwiler Spätlaube, um tipo de maça rara. Uma parte da planta foi ferida para induzir a formação do calo vegetal, que é o tecido superficial que se desenvolve nas plantas em resposta a uma ferida. Este tecido é constituído de células-tronco vegetais que são, então, retiradas e colocadas em cultura de tecidos vegetais. Estas células-tronco são colhidas e homogeneizadas junto com lipossomas para que as mesmas sejam encapsuladas. Nas células da pele, o ativo promove estímulo à manutenção do crescimento das células-tronco cutâneas, manutenção de sua proteção, reforço nas células epidérmicas, efeito sobre a expressão gênica em fibroblastos dérmicos e proteção contra radiação UV. Dessa forma, promove vitalidade e efeito antirrugas. Esta ação foi verificada em 100 % dos voluntários que participaram do estudo clínico. Os estudos demonstram que o ativo regula de modo positivo os genes relacionados com o atraso do envelhecimento, reparação do DNA e exerce proteção contra estresse oxidativo. Usado em cremes, loções e géis. Utilizado em concentrações de 0,2 a 0,5 %.

Produtos que contém esse ativo

Picolinato de Cromo

O picolinato de cromo é um composto orgânico de nome científico Chromium(III) picolinate, forma química CrPic3 e cor-de-rosa avermelhado, que consiste na ligação de três resíduos de ácido picolínico com um átomo de cromo (III) por coordenação. O composto é usado como suplemento nutricional e se mostra eficaz no controle da insulina. O cromo é um mineral essencial, que tem como funcionalidade a melhora da sensibilidade à insulina no corpo, a redução da taxa de colesterol ruim, o combate à aterosclerose e o aumento da capacidade do corpo de transformar gordura em massa muscular. Contudo, muitas pessoas apresentam deficiência desse mineral, uma vez que o seu nível diminui com a idade e que menos de 3% é absorvido pelo corpo.³ Já o ácido picolínico, por sua vez, é um metabólito natural que desempenha o papel de ativador de absorção.4 Tendo isso em vista, a combinação desses compostos resulta em um aproveitamento potencializado do cromo no corpo humano. Picolinato de Cromo: Para que serve? A funcionalidade do picolinato de cromo é sentida diretamente no aumento da sensibilidade da insulina. Isso se torna mais evidente em indivíduos que consomem muitos alimentos ricos em glicose. O aumento ou diminuição da insulina no organismo provoca também um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen. Por isso, o picolinato se mostra importante no balanceamento através da presença adequada de insulina no seu organismo. Além disso, o picolinato de cromo é muito utilizado como suplemento alimentar para aqueles que praticam esportes e outras atividades físicas, uma vez que favorece a transformação de gordura em massa muscular, com melhorias no perfil lipídico e aumentando a resposta metabólica adaptativa decorrente do treinamento. Benefícios: - Aliado de pacientes com diabetes tipo 2, em que o corpo apresenta resistência à insulina.² - Eleva a eficiência do metabolismo de colesterol ao diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra do corpo.³ - Atua na melhoria do metabolismo de carboidratos, melhorando a tolerância à glicose. - Aumenta a energia do corpo ao promover a captação de glicose pelas células.³ - Influencia no metabolismo de proteínas, estimulando a captação de aminoácidos e aumentando a síntese proteica. - Diminuição do risco de doenças cardiovasculares e diabetes.³ Por que consumir o Picolinato de Cromo? Atuando na diminuição da gordura corporal e no ganho de massa muscular, o chamado cromo picolinato tem se tornado um dos melhores ingredientes para quem malha. Trata-se de um mineral que tem sido usado no meio esportivo para auxiliar na queima de gordura e para melhorar ainda mais a hipertrofia. Ele está presente em carnes, cereais, integrais, oleaginosas e leguminosas, mas em quantidades muito pequenas para que se sinta seus benefícios. Os alimentos incluem aspargo, cerveja, cogumelo, ameixa, carnes, vísceras e vegetais. A melhor maneira de assegurar bons níveis no seu corpo é por meio dos suplementos. Picolinato de Cromo Emagrece? Com o aumento da sensibilidade à quantidade de insulina no seu corpo, há também a diminuição do apetite e o aumento da saciedade. Por essa razão, o balanço energético é impactado, auxiliando diretamente na perda de peso. O fato é que o picolinato de cromo emagrece, mas sempre acompanhado de uma dieta balanceada e de exercícios físicos que auxiliem na queima de gordura. Dessa forma, fica mais fácil garantir o aumento da massa muscular e a redução nas medidas.

Produtos que contém esse ativo

Piridoxina

A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas, além de ajudar na redução da retenção de líquidos. Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina. Isto mostra a ligação que essas vitaminas tem umas com as outras.

Produtos que contém esse ativo

Placenta Vegetal

Semelhante aos mamíferos, as plantas também têm embriões. A Placenta Vegetal é produzida no coração dos seus botões jovens, alimenta a fruta durante o seu estágio de crescimento. A placenta biovegetal é obtida a partir de células vegetais em seus estágios iniciais de vida, em um estado fresco e natural. A placenta vegetal pertence à série de recursos naturais desenvolvidos especificamente para formulações cosméticas, onde é necessário um alto nível de nutrição e renovação celular. Como a placenta humana ou animal, a placenta vegetal constitui um meio rico em nutrientes puros. Contém vitaminas, proteínas, peptídeos, minerais, animoácidos e bioestimulantes que melhoram a respiração, a oxigenação e a renovação celular. Proteínas e aminoácidos têm uma afinidade especial por queratinócitos que compõem 95% de todas as células da pele na epiderme e fibroblastos, as células que produzem colágeno e a matriz extracelular da pele. Demonstrou-se que a placenta vegetal estimula e restaura os níveis de elastina e colágeno tipo III para uma pele mais jovem, reduzindo a oxidação natural associada à idade e à formação de rugas. O resultado é uma pele renovada, mais suave , mais leve e mais jovem. Como ativo em produtos para o cabelo, é indicado para cabelos frágeis, punidos e sem vida, reduzindo a queda de cabelo, proporcionando resistência e brilho. Devido à sua capacidade nutritiva, oxigenante, estimulante e reparadora, a placenta vegetal é recomendada para a formulação de cremes, soro, shampoo, máscaras capilares e sabonetes.

Produtos que contém esse ativo

Polyquaternium 10

Polyquaternium 10 é um polímero catiônico, sintetizado a partir da reação de um sal polimérico quaternário de amônio de hidroxietil celulose com trimetilamônio epóxi substituído. Polyquaternium 10 é especialmente indicado para proteger e fortalecer o cabelo danificado pelos processos químicos de tratamento e pela radiação UV. Uma vez absorvido sobre o fio de cabelo o produto auxilia na hidratação, brilho e penteabilidade. Atua como agente texturizante que facilita o penteado e a modelagem e diminui o efeito estático. Atua também como agente espessante, estável na presença de vários sais inorgânicos em amplo intervalo de pH.

Produtos que contém esse ativo

Polytrap®

A tecnologia do Polytrap 6603 está baseada na forte capilaridade exercida pelos micro-poros, o que resulta em micro-esponjas de polimetacrilato com uma grande capacidade de absorver várias vezes o seu peso em produtos oleosos. Portanto Polytrap 6603 é a escolha certa para formulações em que se deseja controlar a oleosidade da pele, sem absorver água, característica não encontrada em outros produtos em pó usados para controlar a oleosidade (sílica, caulim, etc.) - Absorve a oleosidade da pele sem causar ressecamento; - Controla o brilho da pele, dá um efeito mate e sensação de lubricidade da pele; - Permite a adição de produtos líquidos em formulações em pó sem empastar.

Produtos que contém esse ativo

Pro Nano Resveratrol

O resveratrol é polifenol tipicamente encontrado nos extratos de uva e com alto poder antioxidante. Este ativo é recomendado para a prevenção de diferentes tipos de estresse oxidativo. Ativos: Resveratrol e Vitamina E

Produtos que contém esse ativo

Pró-TG3

A como Potencial Precursor de TGF-beta, auxiliando na redução os sinais do envelhecimento, linhas finas e rugas, além de ajudar a melhorar a hidratação da pele e ainda tem ação clareadora. Por ter vitaminas E e C em sua composição, age como um potente agente antioxidante, aumentando sua eficácia anti-aging e reduzindo o processo inflamatório e o envelhecimento.

Ver Mais

Produtos que contém esse ativo

Prodizia®

Prodizia® é o lançamento que atua como um reativador do sistema melatoninérgico da pele e também do couro cabeludo! É provado que Prodizia® aumenta em 38% a biossíntese intra celular de melatonina contribuindo para os vários benefícios anti aging entre eles a propriedade anti fadiga. É precursor de melatonina, importante antioxidante endógeno precursor de outros importantes antioxidantes como glutationa, superoxidodesmutase e catalase. Promove a redução visível de olheiras, sob bolsas de olhos, pele maçante e feições desenhadas. Mantém a viabilidade mecânica das células, produção ótima de energia, integridade da rede microvascular e limita o acúmulo de lipofuscina. Regula os níveis de melatonina das células da pele estressadas por glicação, garantindo um processo de reparação ideal durante o sono. Luta contra a glicação durante o dia e repara estruturas protéicas danificadas pela glicação durante a noite. O Prodizia® é utilizado na formulação de produtos faciais, masculinos e oftalmológicos.

Produtos que contém esse ativo

Prohairin®

Prohairin® é um peptídeo bioidêntico que atua de forma ampla no combate à queda capilar, aumentando a produção de proteínas de ancoragem, estimulando as células tronco foliculares, para aumento do crescimento capilar e aumentando fios anágenos e reduzindo fios telógenos. Prohairin® apresenta amplo mecanismo de ação, atuando sobre vários fatores do crescimento e da estética capilar: - Normaliza a secreção sebácea; - Aumenta a produção de proteínas de ancoragem; - Aumenta a produção e a fixação da melanina; - Estimula as células tronco foliculares, aumentando o crescimento capilar; - Aumenta fios anágenos e reduz fios telógenos.

Produtos que contém esse ativo

Proteína da Soja

A Proteína da Soja contém aminoácidos responsáveis por promover hidratação da pele e flavonoides que promovem ação antioxidante.

Produtos que contém esse ativo

Proteína do Leite

Contém carboidratos, sais minerais, peptídios e aminoácidos derivados das proteínas. Fonte natural de princípios ativos restauradores, nutritivos, hidratantes, amaciantes e condicionadores para tratamento tópico da pele e cabelos. É indicado para cremes e loções hidratantes; no tratamento preventivo do envelhecimento precoce da pele; em formulações solares; em shampoos e condicionadores capilares.

Produtos que contém esse ativo

Psyllium

O Psyllium é uma fibra natural encontrada na casca de sementes de uma planta chamada Plantago Ovata. Essa fibra tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com outros líquidos, pois apresenta alta absorção de água.Isso faz com que ela se torne uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilie na regulação intestinal, no emagrecimento e na prevenção e combate de algumas doenças que veremos a seguir. Para que serve o Psyllium? O Psyllium serve para regular o funcionamento intestinal e consequentemente gerar inúmeros benefícios.Inicialmente ele é digerido pelo estômago, seguindo para o intestino, onde absorve o excesso de água, amolecendo as fezes e estimulando o funcionamento normal. Sabendo que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, mantê-lo saudável é fundamental para combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças. O Psyllium por ter ação direta no funcionamento intestinal auxilia nos tratamentos de constipação, diarreia, colite e doença de Crohn. Ele auxilia em processos de emagrecimento, na manutenção dos níveis de colesterol e açúcar e ainda na saúde do coração. Benefícios do Psyllium Como já comentado, o Psyllium é uma fibra natural que regula o intestino. Ele também é conhecido como um “laxante natural”. Selecionamos então, os principais benefícios desta fibra poderosa. Confira abaixo! Melhora do funcionamento intestinal O Psyllium age diretamente na melhora e na regulação do intestino, afinal, em 100 gramas do produto, 80 delas são apenas fibras. Essas fibras quando em contato com água no intestino, absorvem este líquido e formam uma espécie de “gel”. Este “gel” limpa as impurezas da parede intestinal e ajuda a eliminar as toxinas.Todo este processo facilita a formação e eliminação do bolo fecal, tornando o intestino regulado e mais saudável.E por isso, o Psyllium é muito utilizado nos tratamentos de hemorróidas, constipações, colite e doença de Crohn.Pode ainda ser utilizado em casos de diarreia, na regulação e limpeza das impurezas que estão causando este mal estar. Reduz a pressão arterial Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension afirma que o Psyllium por promover uma “limpeza” no intestino e favorecer a boa saúde do órgão, auxilia na regulação da pressão sanguínea .O estudo constatou que os indivíduos que consumiram regularmente esta fibra, tiveram redução nos níveis de pressão arterial. Emagrece Em contato com a água, o Psyllium absorve o líquido e aumenta 20 vezes de volume dando a sensação de saciedade e diminuindo a absorção do carboidrato ingerido.Para quem não consegue controlar a ingestão de alimentos devido a um maior apetite, essa sensação de estômago “cheio” ajuda a reduzir o consumo de alimento na refeição e com o tempo pode estabelecer uma relação saudável com a comida. Importante ressaltar, o Psyllium ajuda a reduzir a absorção da gordura dos alimentos e não elimina diretamente a gordura corporal.O fato de comer menos, com o tempo fará com que esta fibra natural auxilie a favorecer o emagrecimento. Ajuda no controle da diabetes As fibras do Psyllium fazem com que a velocidade da absorção dos carboidratos seja menor e ainda que não se transformem em moléculas de açúcar. Estas fibras ajudam a manter um equilíbrio glicêmico principalmente após as refeições. Este equilíbrio é fundamental para pessoas com um quadro de diabetes. Reduz o colesterol O Psyllium melhora os níveis lipídicos reduzindo o colesterol ruim, o LDL, de acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista Nutrition Noteworthy da Universidade da Califórnia. Como já comentado, o Psyllium promove uma “faxina” no intestino e isso faz com o organismo absorva melhor os nutrientes e elimine impurezas, entre elas o colesterol ruim LDL. Um estudo de 2012 publicado pela revista científica Molecular Nutrition and Food Research mostra que o consumo de fibra solúvel pode ajudar a gerenciar o colesterol.

Produtos que contém esse ativo

CARRINHO
CARREGANDO
Ajuda