Ganhe frete grátis - Faltam R$500,00

Glossário de princípios ativos cosméticos

Explore o nosso índice de ativos: um guia de A a Z com as principais informações sobre os ativos cosméticos encontrados em todos os produtos Tulípia.

Busca por ordem alfabética

Pesquise seu ativo

p-Refinyl®

Ativo purificado da lentilha. Constituído principalmente por oligossacarídeos é recomendado para peles oleosas, peles mistas que apresentam poros dilatados, em especial na região T (testa, nariz e queixo) e para peles envelhecidas, pois este ativo reforça a estrutura da derme, através da síntese de colágeno, amenizando a distorção e afrouxamento dos poros. Reduz o nível sebáceo, restaura o processo normal de queratinização e atenua a aparência dos poros dilatados. Usado em cremes, emulsões e géis. E hidrossolúvel e compatível com até 20 % de etanol em soluções hidroalcoólicas . Suporta temperaturas de até 80°C por até duas horas. Utilizado em concentrações de 0,5 a 3,0%.

continuar lendo

Palmitato de Ascorbila

O palmitato de ascorbila é um antioxidante sintético, derivado do éster de ácido ascórbico (Vitamina C), com eficiência em retardar a oxidação lipídica. Ao contrário do ácido ascórbico e os seus sais que são praticamente insolúveis em lipídios, o palmitato torna o ácido ascórbico lipossolúvel. É utilizado frequentemente em preparações tópicas uma vez que é mais estável que algumas formas solúveis em água da vitamina C. Conhecido por sua atividade antioxidante, clareadora, antiaging e hidratante (Üner, M, et al, 2004).

continuar lendo

Pantenol

O Pantenol é um ativo muito utilizado em dermocosméticos devido sua alta capacidade hidratante, rejuvenescedor e cicatrizante. Assim é um aliado no tratamento de peles ressecadas, sensíveis e maduras. Quando utilizado de forma tópica (na pele), ele é convertido em ácido pantotênico, uma substância presente na pele e cabelo. Nos cabelos o Pantenol proporciona hidratação profunda aos fios, além de brilho e maciez, combatendo e prevenindo os danos causados por agentes externos.

continuar lendo

PCA-Na

PCA-Na é um umectante natural derivado do ácido glutâmico obtido através do melaço da cana-de-açúcar. Presente em grande quantidade na pele humana como um dos componentes do NMF (Fator de Hidratação Natural), este umectante ajuda a manter a pele e os cabelos hidratados. É extremamente seguro devido a sua biodegradabilidade, é considerado um produto compatível ecologicamente. Não é pegajoso ao toque e quando usado em shampoos proporciona um penteado macio, como também, um efeito antiestático.

continuar lendo

Peptide 4-Even Complexion

O Peptide 4-Even Complexion é uma solução sem preservativo de Tetrapeptídeo-30 (Sequência ácido amino Prolina – Lisina – Ácido Glutâmico – Lisina; PKEK) em glicerina e água que é ativa em todos os tipos de pele. Reduz visivelmente os pontos hipercromáticos e clareia a pele. Além disso, é capaz de reduzir as lesões provocadas pela acne e aliviar a melasma em peles étnicas. Algumas aplicações para este produto incluem preparações para clareamento da pele, preparações anti-envelhecimento com correção dos pontos de envelhecimento e distúrbios de pigmentação, produtos anti-envelhecimento para tonalidade uniforme da pele, cuidados com a pele étnica e cremes para as mãos.

continuar lendo

Peptídeos de Colágeno Hidrolisado - Colágeno Tipo I

O colágeno é uma proteína estrutural básica. Na natureza, é encontrada exclusivamente em animais, constituindo aproximadamente 30% de proteína animal. É um componente essencial dos tecidos e sistema esquelético, sendo encontrado como constituinte da pele, tendões, cartilagens, ossos e tecido conectivo. Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. O colágeno é a principal proteína do corpo que garante a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagem e ossos. Há diferentes tipos de colágeno encontrados em locais específicos do corpo. Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. O colágeno ingerido por via oral permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando-o a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e, quando aliado à atividade física, torna-se uma excelente fonte proteica, capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo. Doses variam de 500mg/dia até 10g/dia, ou conforme orientação médica.

continuar lendo

Perfection Peptide P3

Ativo composto por um peptídeo contido no interior de lipossomas que penetram nas primeiras camadas cutâneas, aumentando o turn over celular. Promove radiância e age como um peeling biomimético. É indicado na prevenção e no tratamento do envelhecimento cutâneo, como adjuvante no tratamento de manchas hiperpigmentadas, além de tratamento de desordens cutâneas que envolvem o processo de renovação celular. Usado em géis, géis-creme, loções e cremes. Utilizado em concentrações de 1,0 % a 2,0 %.

continuar lendo

Phloretin

Polifenol diidroalcona encontrado na casca da maçã que apresenta alta capacidade antioxidante e previne a lipoperoxidação. Este ativo inibe a ação da metaloproteinase-1 (MMP-1) e elastase em degradar o tecido conjuntivo, em especial o colágeno. Além disso, inibe a atividade da tirosinase nos melanócitos. Protege a pele contra danos causados pela radiação ultravioleta como o estresse oxidativo. Reduz a hiperpigmentação cutânea, melhora a firmeza, textura, luminosidade, favorece a renovação celular e mantém a integridade da pele. Diminui as linhas de expressão e rugas e previne os danos causados por radicais livres . Utilizado na concentração de 2,0%.

continuar lendo

PhytoCellTec™ Malus Domestica or

A tecnologia para obtenção do ativo baseou-se no cultivo de células totipotentes (células com capacidade de regeneração) de raras espécies vegetais, como a maçă Uttwiler Spätlaube, um tipo de maça rara. Uma parte da planta foi ferida para induzir a formação do calo vegetal, que é o tecido superficial que se desenvolve nas plantas em resposta a uma ferida. Este tecido é constituído de células-tronco vegetais que são, então, retiradas e colocadas em cultura de tecidos vegetais. Estas células-tronco são colhidas e homogeneizadas junto com lipossomas para que as mesmas sejam encapsuladas. Nas células da pele, o ativo promove estímulo à manutenção do crescimento das células-tronco cutâneas, manutenção de sua proteção, reforço nas células epidérmicas, efeito sobre a expressão gênica em fibroblastos dérmicos e proteção contra radiação UV. Dessa forma, promove vitalidade e efeito antirrugas. Esta ação foi verificada em 100 % dos voluntários que participaram do estudo clínico. Os estudos demonstram que o ativo regula de modo positivo os genes relacionados com o atraso do envelhecimento, reparação do DNA e exerce proteção contra estresse oxidativo. Usado em cremes, loções e géis. Utilizado em concentrações de 0,2 a 0,5 %.

continuar lendo

Picolinato de Cromo

O Picolinato de Cromo é um composto orgânico importante para o controle da insulina que garante o bom funcionamento dos receptores de insulina. Como o aumento ou diminuição da insulina no organismo provoca acúmulo de gordura, o composto auxilia na perda de peso e na diminuição da circunferência do abdômen, de forma que aumenta a massa magra e diminui a porcentagem de gordura. Além disso, o picolinato de cromo é muito utilizado como suplemento alimentar para aqueles que praticam esportes e outras atividades físicas, uma vez que favorece a transformação de gordura em massa muscular, com melhorias no perfil lipídico e aumentando a resposta metabólica adaptativa decorrente do treinamento

continuar lendo

Placenta Vegetal

Semelhante aos mamíferos, as plantas também têm embriões. A Placenta Vegetal é produzida no coração dos seus botões jovens, alimenta a fruta durante o seu estágio de crescimento. A placenta biovegetal é obtida a partir de células vegetais em seus estágios iniciais de vida, em um estado fresco e natural. A placenta vegetal pertence à série de recursos naturais desenvolvidos especificamente para formulações cosméticas, onde é necessário um alto nível de nutrição e renovação celular. Como a placenta humana ou animal, a placenta vegetal constitui um meio rico em nutrientes puros. Contém vitaminas, proteínas, peptídeos, minerais, animoácidos e bioestimulantes que melhoram a respiração, a oxigenação e a renovação celular. Proteínas e aminoácidos têm uma afinidade especial por queratinócitos que compõem 95% de todas as células da pele na epiderme e fibroblastos, as células que produzem colágeno e a matriz extracelular da pele. Demonstrou-se que a placenta vegetal estimula e restaura os níveis de elastina e colágeno tipo III para uma pele mais jovem, reduzindo a oxidação natural associada à idade e à formação de rugas. O resultado é uma pele renovada, mais suave , mais leve e mais jovem. Como ativo em produtos para o cabelo, é indicado para cabelos frágeis, punidos e sem vida, reduzindo a queda de cabelo, proporcionando resistência e brilho. Devido à sua capacidade nutritiva, oxigenante, estimulante e reparadora, a placenta vegetal é recomendada para a formulação de cremes, soro, shampoo, máscaras capilares e sabonetes.

continuar lendo

Polyquaternium 10

Polyquaternium 10 é um polímero catiônico, sintetizado a partir da reação de um sal polimérico quaternário de amônio de hidroxietil celulose com trimetilamônio epóxi substituído. Polyquaternium 10 é especialmente indicado para proteger e fortalecer o cabelo danificado pelos processos químicos de tratamento e pela radiação UV. Uma vez absorvido sobre o fio de cabelo o produto auxilia na hidratação, brilho e penteabilidade. Atua como agente texturizante que facilita o penteado e a modelagem e diminui o efeito estático. Atua também como agente espessante, estável na presença de vários sais inorgânicos em amplo intervalo de pH.

continuar lendo

Polytrap®

A tecnologia do Polytrap 6603 está baseada na forte capilaridade exercida pelos micro-poros, o que resulta em micro-esponjas de polimetacrilato com uma grande capacidade de absorver várias vezes o seu peso em produtos oleosos. Portanto Polytrap 6603 é a escolha certa para formulações em que se deseja controlar a oleosidade da pele, sem absorver água, característica não encontrada em outros produtos em pó usados para controlar a oleosidade (sílica, caulim, etc.) - Absorve a oleosidade da pele sem causar ressecamento; - Controla o brilho da pele, dá um efeito mate e sensação de lubricidade da pele; - Permite a adição de produtos líquidos em formulações em pó sem empastar.

continuar lendo

Prodizia®

Prodizia® é o lançamento que atua como um reativador do sistema melatoninérgico da pele e também do couro cabeludo! É provado que Prodizia® aumenta em 38% a biossíntese intra celular de melatonina contribuindo para os vários benefícios anti aging entre eles a propriedade anti fadiga. É precursor de melatonina, importante antioxidante endógeno precursor de outros importantes antioxidantes como glutationa, superoxidodesmutase e catalase. Promove a redução visível de olheiras, sob bolsas de olhos, pele maçante e feições desenhadas. Mantém a viabilidade mecânica das células, produção ótima de energia, integridade da rede microvascular e limita o acúmulo de lipofuscina. Regula os níveis de melatonina das células da pele estressadas por glicação, garantindo um processo de reparação ideal durante o sono. Luta contra a glicação durante o dia e repara estruturas protéicas danificadas pela glicação durante a noite. O Prodizia® é utilizado na formulação de produtos faciais, masculinos e oftalmológicos.

continuar lendo

Prohairin®

Prohairin® é um peptídeo bioidêntico que atua de forma ampla no combate à queda capilar, aumentando a produção de proteínas de ancoragem, estimulando as células tronco foliculares, para aumento do crescimento capilar e aumentando fios anágenos e reduzindo fios telógenos. Prohairin® apresenta amplo mecanismo de ação, atuando sobre vários fatores do crescimento e da estética capilar: - Normaliza a secreção sebácea; - Aumenta a produção de proteínas de ancoragem; - Aumenta a produção e a fixação da melanina; - Estimula as células tronco foliculares, aumentando o crescimento capilar; - Aumenta fios anágenos e reduz fios telógenos.

continuar lendo

Psyllium

A capacidade de absorção de água do Psyllium faz com que se torne uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilie na regulação intestinal, no emagrecimento e na prevenção e combate de algumas doenças que veremos a seguir. Sendo assim, o Psyllium serve para regular o funcionamento intestinal e consequentemente gerar inúmeros benefícios. Inicialmente, ele é digerido pelo estômago, seguindo para o intestino, onde absorve o excesso de água, amolecendo as fezes e estimulando o funcionamento normal. Sabendo que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, mantê-lo saudável é fundamental para combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças. Por ter ação direta no funcionamento intestinal, auxilia nos tratamentos de constipação, diarreia, colite e doença de Crohn. Ele auxilia em processos de emagrecimento, na manutenção dos níveis de colesterol e açúcar e ainda na saúde do coração. O Psyllium também é conhecido como um “laxante natural”.

continuar lendo
CARRINHO
CARREGANDO...
Ajuda