Ganhe frete grátis - Faltam R$500,00

Glossário de princípios ativos cosméticos

Explore o nosso índice de ativos: um guia de A a Z com as principais informações sobre os ativos cosméticos encontrados em todos os produtos Tulípia.

Busca por ordem alfabética

Pesquise seu ativo

Óleo da Semente de Romã

O Óleo da Semente de Romã é uma fonte de ácidos graxos conjugados e contém uma quantidade abundante de ácido punícico (9-Z,11-Z,13-E- octadecatrienóico), um composto estreitamente relacionado ao ácido linoléico conjugado (CLA). A romã também é rica em vitamina A (mantém a pele saudável e bonita). Compostos fenólicos (antioxidantes) como as antocianinas, flavonóides, ácidos fenólicos e polifenóis (ácido elágico – antioxidante; oferece proteção a raios UV e inibe a proliferação de melanócitos). Taninos, antocianinas e glicosídeos (açúcar que retém água). Contém também pequenas frações de ferro e cálcio. Além disso, os flavonóides extraídos do óleo da romã são responsáveis pela atividade inibitória das enzimas oxidantes. O Óleo da Semente da Romã como fonte natural de ácido punícico e ácido elágico, que ajudam na regeneração e proliferação celular. É um poderoso hidratante, antioxidante e adstringente.

continuar lendo

Óleo de Açaí

Conhecido como o vinho amazônico, é um produto muito significante para o desenvolvimento do agronegócio na região amazônica. Extraído da polpa é um óleo rico em ácidos graxos. Propriedades: O açaí é uma fruta rica em vitaminas, ácidos graxos (ômega 3, 6, 9) e antioxidantes. Apresenta propriedades nutritivas, hidratantes e protetoras para a pele contra os efeitos negativos de agentes externos. É efetivo em tratamentos de hiper pigmentação e manchas na pele. Com ação sensorial, proporcionando uma textura aveludada à pele. Indicações: É indicado em cremes para clareamento da pele, também produtos antienvelhecimento combatendo os radicais livres causadores das rugas, flacidez e manchas. Produtos pós sol, sabonetes de banho e loções e produtos de cabelo.

continuar lendo

Óleo de Amêndoas Doce

O Óleo de Amêndoas Doce é um óleo vegetal extraído da amêndoa, fruto da árvore amendoeira (Prunus dulcis) e se difere do Óleo de Amêndoas Amargas por não apresentar as propriedades tóxicas que este possui. Com Vitaminas E, B, A, Ácido Fólico e Arginina em sua composição, este é um óleo que pode ser aplicado na pele, tanto no rosto, como no corpo. Auxilia na hidratação, possui propriedades emolientes e umectantes, atua no controle de oleosidade, combate estrias provenientes da gravidez e atua como anti-inflamatório através da Vitamina E. Nos cabelos, é capaz de promover a recuperação dos fios ressecados através da ação da Vitamina E, reduzindo o volume, nutrindo e devolvendo o brilho natural.

continuar lendo

Óleo de Argan

E um produto natural, resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos da árvore semidesértica chamada Argânia (Arganiaspinosa), que é originária do Marrocos. A extração do óleo é realizada através da prensagem sobre a amêndoa. Na composição do óleo de argan, podemos observar a riqueza em ácidos graxos e vitamina E, diretamente relacionada às suas propriedades terapêuticas: ômega 9 (ácido oleico) 45%; ômega 6 (ácido linoleico) 35%; carotenos 300mg/100; esteróis 160 mg/ 100g; tocoferóis (vitamina E) 62 mg/100 mg; Polifenóis (pp. ácido ferúlico) 5,6 mg/100 mg; esqualeno 0,3%. Ativo que pode ser usado em formulações antiacne, estrias e queimaduras, para recuperação de fios, pois proporciona fortalecimento capilar, além denutrir e revitalizar o couro cabeludo, selando e evitando pontas duplas e antifrizz. Outro emprego do óleo de argan é no tratamento de unhas quebradiças, por nutri-las e protegê-las contra as agressões externas. Apresenta efeito antienvelhecimento da pele, tem ação antioxidante pela presença da vitamina E, e consequente redução das espécies reativas de oxigênio (ROS), fornece elasticidade à pele, estimula a regeneração e a oxigenação da pele, tem ação cicatrizante, no tratamento de irritação da pele, como situações de eczema e psoríase. Utilizado em concentrações de 1,0 a 100% .

continuar lendo

Óleo de Cártamo

O Óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica). A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

continuar lendo

Óleo de Caviar

Produzido a partir do caviar do peixe Beluga (Acipenser stellatus). Ativo rico em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais. O Caviar tem ação antiinflamatória e regeneradora das células epiteliais, atuando como umectante, diminuindo o ressecamento causado pelo envelhecimento natural da pele. Há duas formas do mesmo ativo: a forma hidrossolúvel e a lipossolúvel. Ambos os ativos podem ser usados para peles secas e danificadas, reconstituindo dessa forma o manto hidrolípidico, revitalizandoa pele cansada. Utilizado em concentrações de 1,0 a 4,0 % em cremes; 5,0% em loções e de 1,0 a 5,0% em shampoos.

continuar lendo

Óleo de Coco

Este é um ingrediente ativo do coco, da árvore Cocos Nucifera L. É um óleo virgem extraído do leite de coco e possui em sua composição ácidos graxos de fácil metabolização no organismo, estes são: ácido cáprico (4-8%), palmítico (16-21%), láurico (45-46%), mirístico (16-21%) e caprílico (4-10%). Além de ácidos graxos, o Óleo de Coco tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e ultra hidratantes, principalmente no caso de peles secas. Não só para a pele, este é um ativo que também proporciona benefícios para os lábios e os cabelos. Nos lábios, é eficiente na hidratação que combate o ressecamento e nos cabelos, recupera os fios danificados pelo excesso de química e calor, através da ação de triglicerídeos e Vitamina E.

continuar lendo

Óleo de Coco Ozonizado

O Óleo de Coco, derivado do Coco (Cocos Nucifera), é muito utilizado na cosmética para hidratar e amaciar a pele e os cabelos. Quando na forma ozonizada, produz compostos oxigenados que possuem ampla atividade antibacteriana, antifúngica e antivirótica, auxiliando na desintoxicação, na melhora da circulação e no combate às manchas. Nos cabelos, é capaz de aumentar a retenção hídrica nas fibras capilares e substituir os lipídios presentes no couro cabeludo, controlando a oleosidade e devolvendo vida para os fios. O resultado é um cabelo mais hidratado e menos quebradiço. Na pele, tem como principal ação a umectante, que retém a hidratação, proporcionando mais brilho e flexibilidade e combatendo o ressecamento. Além disso, combate o envelhecimento e a flacidez, podendo inclusive ser utilizado em produtos destinados à estética corporal.

continuar lendo

Óleo de Girassol Ozonizado

O Óleo de Girassol Ozonizado é um composto que possui propriedades antioxidantes. Desenvolvido para compor protocolos de Ozonioterapia, é capaz de maximizar os resultados deste procedimento. Por possuir alta capacidade de retenção natural de água na pele, preenche os espaços, uniformiza a textura da pele e proporciona aspecto rejuvenescido. Sendo assim, os procedimentos que utilizam esse ativo diferenciam-se por ter dupla ação fora e dentro do organismo, e que levam à melhora da oxigenação, hidratação, proteção e renovação da pele. Por suas propriedades firmadoras e por se apresentar como estimulante da síntese de colágeno e elastina, pode ser utilizado em procedimentos corporais de redução de flacidez e celulite.

continuar lendo

Óleo de Jojoba

Esse é um óleo extraído da jojoba, uma espécie de arbusto que possui nome científico de Simmondsia Chinensis e é oriunda do Arizona e Califórnia (EUA) e México. É composto de vitaminas A, B1, B2 e E, Ácido Mirístico e Ceramida (96% de sua composição). Os principais benefícios do Óleo de Jojoba são: ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica e repositora da oleosidade natural da pele, que evita a evaporação da umidade, prevenindo o aparecimento de linhas finas e o envelhecimento precoce. Como anti-inflamatório é indicado também para tratamento da acne, psoríase e queimaduras da pele.

continuar lendo

Óleo de Macadâmia

Obtido das nozes de macadâmia. É a maior fonte vegetal de ácido palmitoléico (25%) e rico em ácido oléico (40%). É facilmente absorvido pela pele e cabelos lubrificando e mantendo o teor hídrico cutâneo. O Óleo de Macadâmia é originário da Austrália e obtido pelo processo de prensagem da noz da Macadamia ternifolia L. Tem grande utilidade na indústria cosmética, pois é facilmente absorvido pela pele promovendo sensível maciez, tendo EHL de 5 a 6. Possui alto teor de ácido palmitolêico. Tem ação emoliente, hidratante e antienvelhecimento.

continuar lendo

Óleo de Pracaxi

É utilizado no auxilio ao combate a erisipela, nas estrias pós parto e em sua prevenção. Promove elasticidade a pele evitando o aparecimento das estrias em processos de emagrecimento e desenvolvimento de adolescentes. Entre as tribos indígenas seu uso é mais comum como cicatrizante sendo útil até mesmo em casos de picada de cobra. Por ser um potente cicatrizante, o óleo é usado nos tratamentos pós-cirúrgicos de ulceras e escaras. Revitaliza a pele e auxilia também no tratamento do cabelo, facilitando o penteado, aumentando o brilho e evitando a queda. É empregado em produtos de maquiagem devido a sua propriedade umectante.

continuar lendo

Óleo de Rosa Mosqueta

Destaca-se entre os demais óleos por ser um óleo vegetal de características únicas, possuindo em sua composição quase 80% de ácidos graxos poli-insaturados, os chamados ácidos graxos essenciais: ômegas. Os ômegas são requeridos na formação da estrutura das membranas das células da epiderme, são responsáveis pelo processo de regeneração das células, mecanismo de defesa e processos fisiológicos e bioquímicos relacionados à regeneração dos tecidos. O óleo de rosa mosqueta estimula a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e confere firmeza à pele, além de nutrir profundamente. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele potencializa o processo de cicatrização e evita que a pele fique manchada. Também é uma excelente opção natural para reconstruir os cabelos, proporcionando uma hidratação intensa e profunda aos fios.

continuar lendo

Óleo de Semente de Uva

O Óleo de Semente de Uva é extraído da semente do fruto, tendo elevado teor de alfatocoferol, ácido linolêico e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. O Óleo de Semente de Uva possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares. Ele apresenta altos índices de ácido linoleico (conhecido como Ômega 6) e é altamente rico em tocoferol (vitamina E – antioxidante).

continuar lendo

Óleo Essencial de Alecrim

O Óleo Essencial de Alecrim é tônico e estimulante. Atua sobre o sistema circulatório, estimula a oxigenação de todo o organismo. Fortalece a musculatura e a pele, é mucolítico, lipolítico, anti-séptico e cicatrizante. Revigorante, age positivamente sobre o esgotamento físico e mental. Estimula os folículos capilares, e como resultado, o cabelo cresce mais rápido e mais forte. Também é altamente eficaz no tratamento da caspa e seborreia.

continuar lendo

Óleo Essencial de Hortelã

Óleos essenciais (também denominados essências) são matérias-primas de origem vegetal, que se utiliza em perfumaria, algumas indústrias alimentares ou em outras indústrias. Geralmente, a sua composição é muita complexa; contêm, especialmente, álcoois, aldeídos, cetonas, éteres, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos terpênicos ou terpenos, em maiores ou menores quantidades. A menta ou hortelã é cultivada principalmente para a extração de óleo essencial, o mentol. O mentol é utilizado pelas indústrias na fabricação de bebidas, balas, doces, licores, chás, na indústria de tabaco e componentes medicinais no preparo de pastilhas, chás, infusões, produtos de higiene bucal e outros. As folhas, principalmente da Mentha spicata, são usadas na culinária, no preparo de molhos, geléias e como tempero de carnes de cordeiro, batatas, ervilhas ou cenouras, carnes de porco, saladas de folhas, como componente do tabule, além de uso medicinal. As folhas contêm vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O óleo essencial é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, desanuvia a cabeça. Estimula e é calmante. Refrescante e suavizante. Restaura e revigora o corpo e a alma. Antiséptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo. Diminui e facilita a eliminação de gases. No nível do tubo digestivo a menta exerce uma ação estimulante da secreção estomacal e da contractilidade intestinal. O óleo essencial é responsável pela atividade carminativa e eupéptica, agindo sobre as terminações nervosas da parede gástrica. O ácido rosmarínico é um anti-oxidante, favorecendo a biotransformação normal dos alimentos ingeridos. As propriedades colagoga e colerética são atribuídas aos flavonóides. Estimula o fluxo biliar e a produção de bílis pelo fígado. A ligeira atividade anti-séptica, ao nível do trato digestivo, é explicada pelo fato de que o mentol é excretado pela bile. Apresenta também uma ligeira atividade anti-séptica e expectorante útil em casos de inflamação das mucosas bronquiais. Externamente, o mentol presente no óleo essencial excita os nervos sensoriais, diminuindo a sensação de dor, desenvolvendo ação anestésica.

continuar lendo

Óleo Essencial de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda auxilia no tratamento de coceiras e caspas no couro cabeludo. Útil para controlar a ruptura do cabelo e melhorar o seu crescimento. O Óleo Essencial de Lavanda é o mais consumido no mundo, pois além de ter um maravilhoso perfume, é o óleo anti-estresse. A lavanda acalma e tranquiliza imediatamente. Para tratamento de insonia basta pingar 2 gotas no travesseiro. Na pele equilibra a oleosidade, indicado para acne, inflamações e peles envelhecidas; é excelente em queimaduras de qualquer ordem: em áreas pequenas do corpo pode ser aplicado puro sobre a pele (somente uma gota por aplicação), em áreas grandes de queimadura é indicado aplicar na forma de compressas frias e em queimaduras solares no corpo todo aplicamos diluído em Óleo Vegetal de Semente de Uva como hidratante. O Óleo Essencial de Lavanda trata dores originárias por tensão, por excesso de esforço físico ou pancadas, alivia o sintomas de torcicolos, cólicas menstruais e estomacais, espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas. No ambiente o Óleo Essencial de lavanda proporciona paz, harmonia e aconchego. É excelente para equilibrar o ambiente após eventos tumultuados ou até mesmo conturbados por discussões e brigas. Refrescante e relaxante, tem ação analgésica e anticonvulsiva. É anti-séptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante,anti-inflamatório, emenagogo, antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo, antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor e sedativo.

continuar lendo

Óleo Essencial de Limão Siciliano

Óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas como o limão, pressão das cascas de seus frutos. O conceito de "óleo" não se aplica exatamente a eles, pois estes não apresentam a oleosidade própria de óleos vegetais. Sua consistência é mais aquosa e com baixa viscosidade. Em geral, possuem alta concentração, são voláteis e apresentam propriedades medicinais em razão da presença de ativos que atuam no metabolismo de forma regenerativa e antisséptica. Quando aplicados corretamente, os óleos essenciais são compatíveis com a pele, musculatura, circulação e respiração, com exceção da mucosa visual. Os Óleos Essenciais são substâncias naturais que possuem efeitos terapêuticos. No caso do Óleo Essencial de Limão Siciliano, essas propriedades se confirmam por ser este um ativo de potente ação lipolítica e desintoxicante venoso e linfático. É também uma substância que estimula a queima de gordura, ao mesmo tempo em que elimina as substâncias tóxicas desse processo. O Óleo Essencial de Limão Sciliano é extraído do limão amarelo cultivado na Itália, espécie que fornece um óleo essencial mais delicado e com menor risco de sensibilização. Na estética, pode ser aplicado em tratamentos de combate à celulite, em decorrência de sua natureza tônica, com propriedades estimulantes, e que aumenta a resistência dos tecidos. Entre suas principais ações estão o auxílio na recuperação da tonicidade da pele e na redução da flacidez corporal nas regiões do abdômen, nádegas e coxas.

continuar lendo

Óleo Essencial de Mandarina

O Óleo Essencial de Mandarina possui uma série de propriedades: antissépticas, circulatória, relaxantes, tônicas. Acredita-se que mandarina e a tangerina sejam a mesma fruta mas a mandarina são mais amareladas , enquanto que as tangerinas são mais alaranjadas. Além de ser usado como aromatizante na indústria de alimentos e bebidas, cosméticos, sabão e perfume, esse óleo possui várias funções na aromaterapia , pois protege feridas causadas por bactérias fungos ou virus, forma um revestimento protetor bloqueado a invasão de microorganismo. Pode ser utilizado em compressas frias e na limpeza de ferimentos. Ele melhora a circulação do sangue e da linfa, podendo ser utilizado em drenagens linfáticas e terapias tônicas para a circulação , em que a melhora da circulação também cria calor e proporciona alívio de reumatismo e artrite. Aplicado bem diluído em banhos e massagens, desintoxica e mantém a pele jovem e vitalizada. Em estética , pode ser usado contra estrias e rachaduras na pele , assim como em edemas e gordura localizada.

continuar lendo

Óleo Essencial de Menta

Óleos essenciais (também denominados essências) são matérias-primas de origem vegetal, que se utiliza em perfumaria, algumas indústrias alimentares ou em outras indústrias. Geralmente, a sua composição é muita complexa; contêm, especialmente, álcoois, aldeídos, cetonas, éteres, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos terpênicos ou terpenos, em maiores ou menores quantidades. A menta ou hortelã é cultivada principalmente para a extração de óleo essencial, o mentol. O mentol é utilizado pelas indústrias na fabricação de bebidas, balas, doces, licores, chás, na indústria de tabaco e componentes medicinais no preparo de pastilhas, chás, infusões, produtos de higiene bucal e outros. As folhas, principalmente da Mentha spicata, são usadas na culinária, no preparo de molhos, geléias e como tempero de carnes de cordeiro, batatas, ervilhas ou cenouras, carnes de porco, saladas de folhas, como componente do tabule, além de uso medicinal. As folhas contêm vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O óleo essencial é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, desanuvia a cabeça. Estimula e é calmante. Refrescante e suavizante. Restaura e revigora o corpo e a alma. Antiséptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo. Diminui e facilita a eliminação de gases. No nível do tubo digestivo a menta exerce uma ação estimulante da secreção estomacal e da contractilidade intestinal. O óleo essencial é responsável pela atividade carminativa e eupéptica, agindo sobre as terminações nervosas da parede gástrica. O ácido rosmarínico é um anti-oxidante, favorecendo a biotransformação normal dos alimentos ingeridos. As propriedades colagoga e colerética são atribuídas aos flavonóides. Estimula o fluxo biliar e a produção de bílis pelo fígado. A ligeira atividade anti-séptica, ao nível do trato digestivo, é explicada pelo fato de que o mentol é excretado pela bile. Apresenta também uma ligeira atividade anti-séptica e expectorante útil em casos de inflamação das mucosas bronquiais. Externamente, o mentol presente no óleo essencial excita os nervos sensoriais, diminuindo a sensação de dor, desenvolvendo ação anestésica.

continuar lendo

Óleo Essencial de Pimenta Preta

O Óleo Essencial de Pimenta Preta é uma especiaria originária da Índia que carrega inúmeras propriedades benéficas para a saúde do corpo e da pele. Tem como princípio ativo a piperina, uma substância capaz de aliviar dores e tensões e que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, podendo ser utilizada contra prisão de ventre. As principais características desse Óleo Essencial são: analgésico, anti-inflamatório, vasodilatador, antidepressivo, antisséptico e hipotensivo. Internamente, no corpo, é estomáquico, digestivo e tônico. Já externamente, atua como agente lipolítico, sendo ideal para compor formulações de protocolos corporais para redução de gordura localizada, celulite e medidas. Nos cabelos, é capaz de atuar no controle da oleosidade, e eliminar resíduos de química ou tinturas, sendo ideal para protocolos de terapia capilar. Da mesma forma, atua na pele, combatendo a oleosidade excessiva, agindo como emoliente e adstringente e auxiliando até mesmo na suavização de manchas.

continuar lendo

Óleo Essencial de Sálvia

O óleo essencial de Sálvia Esclaréia possui afinidade com o estrogênio , sendo assim age como regulador menstrual , podendo ser aplicado no tratamento da pré-menopausa e da endometriose. Indicado para problemas circulatórios como : varizes, aneurisma venoso e hemorroidas. Melhora os níveis de colesterol e pode ser utilizado como antimicótico. O óleo de sálvia auxilia no combate das infecções da garganta , aparelho respiratório e das inflamações cutâneas. Na pele, o óleo essencial de Sálvia Esclaréia estimula o nascimento de cabelos novos devido a capacidade de reduzir a produção de sebo combatendo assim a oleosidade do cabelo e a caspa.

continuar lendo

Óleos de Semente de Abóbora

O Óleo de semente de abóbora é extraído através de prensagem a frio (sementes secas, levemente torradas), conservando todos os seus nutrientes essenciais, apresentando grandes quantidades de substâncias bioativas, capazes de proporcionar diversos benefícios ao organismo. É Fonte de ácidos graxos, dentre eles o ácido palmítico, esteárico, oleico e linoleico; carotenóides como betacaroteno, luteína, violaxantina, luteoxantina, auroxantina, flavoxantina, crisantemaxantina, alfa-criptoxantina, beta-criptoxantina e alfa-caroteno. Também oferece excelente atividade antioxidante, além de fitoesteróis, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B e ácido fólico, proporcionando inúmeros benefícios para a saúde. Um estudo realizado por Cho e sua equipe (2014), mostra que o Óleo de semente de abóbora é um agente seguro e eficaz no tratamento da alopécia androgenética leve a moderada, estimulando o crescimento e aumentando o volume e espessura dos cabelos. Além disso, sabe-se que os ácidos graxos essenciais presentes no óleo, contribui para melhora dos níveis de LDL (Colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (Colesterol bom) no organismo (AL-ZUHAIR H, 1997). Os antioxidantes nas formas de vitamina A e E também são úteis na manutenção da saúde da pele.

continuar lendo
CARRINHO
CARREGANDO...