Glossário de princípios ativos cosméticos

L-Carnitina

L-Carnitina: aminoácido com a finalidade de conduzir os ácidos graxos até as mitocôndrias (nossas unidades de energia) de forma a serem metabolizados em energia reutilizável pelo organismo. Apresenta molécula ativa com tamanho suficiente para penetrar na hipoderme (local onde a celulite é formada). Além dessas propriedades, a L-Carnitina também está envolvida na produção de colágeno e elastina, contribuindo para amenizar as ondas e irregularidades presentes na camada superficial da pele. A L-Carnitina é um aminoácido essencial, necessário à transformação de ácidos graxos de cadeia longa em energia para a atividade muscular e redutor da adiposidade.

Produtos que contém esse ativo

Lanolina

Lanolina é uma mistura completa de ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia linear, ramificada e hidroxiácidos de cadeia linear, dióis, esteróis e álcoois triterpênicos. Possui também pequenas quantidades de ácidos livres e hidrocarbonetos. Suas propriedades são: - Emoliente: Testes de eficácia comprovam a suavização do relevo da pele e a diminuição da perda trans-epidérmica de água com o uso de lanolina. Usando a profilometria da pele e a imagem computadorizada, os efeitos topográficos da hidratação podem ser visualizados e quantificados. Estudos usando a técnica “Dermal torque meter” mostram que a elasticidade da pele aumenta após aplicação de lanolina. A análise “Intracornela Cohesography” fornece uma medida posterior de sua habilidade hidratante. - Hidratante: A sua afinidade por água, formando pseudo-emulsões, faz xom que ela desempenhe importante papel, atuando como hidratante, mantendo água à disposição da pele. Sobreengordurante e protetora: Sua função na pele pode ser comparada à do sebo, protegendo e repondo parcialmente os lipídeos perdidos com as agressões diárias por sabões e detergentes. Nos cabelos, amacia e protege as fibras danificadas por tratamento químicos e condiciona os cabelos ressecados. - Dispersante: Excelente dispersante para pós e pigmentos, sendo útil na formulação de maquilagens, pomadas e produtos solares. - Aderente: A aderência proporcionada pela Lanolina é muito explorada em maquilagens como sombras, blushes e batons. - Plasticizante: A Lanolina forma películas protetoras sobre as superfícies tratadas, protegendo-as de maneira não oclusiva.

Produtos que contém esse ativo

Lipe Ácido Glicirrízico

Esse ativo é composto extraído de raízes de alcaçuz. Baseado no conhecimento tradicional, este extrato tem sido utilizado para o tratamento de condições inflamatórias e de hipersensibilidade. Como ingrediente cosmético este ativo tem sido indicado para produtos com atividade calmante. Ativos: Ácido Glicirrízico

Produtos que contém esse ativo

Liporeductyl®

Liporeductyl® é composto por substâncias e extratos anticelulíticos clássicos como a cafeína, butcherbroom (Ruscus aculeatus), compostos iodados, Ivy (Hedera helix), carnitina, escina, combinados com glicilhistidil-lisina (GHK), que inibem a formação de adipócitos, eliminam os subprodutos da peroxidação lipídica, ativam a microcirculação e estimulam a lipólise. A combinação desses benefícios somada ao seu especial sistema de liberação (lipossomas que permitem uma penetração eficiente dos componentes até as camadas mais profundas da pele) assegura eficácia no controle e prevenção da celulite. Indicado na prevenção do aparecimento da celulite devido à sua ação inibidora da formação dos adipócitos; tem ainda, ação lipolítica e ativadora da microcirculação. Usado em cremes, loções e géis. Utilizado em concentrações de 5,0 a 10,0%.

Produtos que contém esse ativo

Lisina

Vários estudos já foram realizados para esclarecer o papel da lisina no organismo e no tratamento de vários problemas de saúde. Alguns desses estudos se contradizem e não há um consenso sobre o papel desse aminoácido em algumas situações. Diminui a replicação viral do vírus da herpes. Possível eficácia no tratamento da osteoporose, por aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e reduzir sua eliminação pelos rins. Auxilia no reparo muscular. Reduz os níveis de estresse e ansiedade crônicos. Participa na atividade do hormônio do crescimento. A lisina é necessária para a sintetização da carnitina, uma amina quaternária que tem função fundamental na geração de energia pela célula. Estudos preliminares apontam que o sal de lisina do bendazac pode ter efeito positivo no tratamento de catarata. Ajuda a "fortalecer" o sistema imunológico. Sob a ação da vitamina C, a lisina é convertida em hidroxilisina, componente do colágeno. A lisina também está relacionada à produção de elastina. O aminoácido lisina participa do processo químico responsável pela visão humana, por consequência, a falta desse aminoácido pode acarretar problemas visuais.

Produtos que contém esse ativo

Luteína

Confere proteção contra os malefícios causados pela luz azul. Possui ação antioxidante, neutraliza radi­cais livres e realiza a manutenção do bronzeado saudável. Aumento à tolerância à intensidade da luz.

Produtos que contém esse ativo

CARRINHO
CARREGANDO
Ajuda